sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CONVITE EXPOSIÇÃO NA FRANÇA-Vaire-sur-Marne



Pratos Étnicos e arte popular eslava, alguns ítens que estarão na exposição francesa de Vaire-sur-Marne.


Posted by Picasa

EXPOSIÇÃO: FILATELIA PICTÓRICA


No dia 1o. de Agosto de 1843, foi criado o 3o. selo do mundo, o brasileiro "olho de boi". Em homenagem aos 167 anos da criação do selo postal brasileiro e o cinquentenário de nossa capital Brasília, os Grupos de Arte, ART.CON e ÓIA NÓIS, formado na Associação Cultural Solar do Rosário com coordenação dos artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr., vem prestigiar nesta mostra artística este momento da história nacional, apresentando uma diversidade de pinturas que compõem selos postais temáticos.

"Olhar Polaco"
Acrílica s/tela - 50x60 cm. 
2009
Obra incorporada ao selo postal nacional, nela mostro a série "Influência Eslava" com pintura do olho do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba-PR.
Posted by Picasa

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO FRANÇA-1o.SALÃO DE ARTES BRASIL E CHILE NA FRANÇA

 Mostra de algumas peças do artesanato étnico do leste eurpou, que estarão na exposição do 1o. Salão de artes do Brasil e Chile na França.

Eloir Jr. é convidado de Honra para expor na França.
O artista plástico Eloir Jr. é convidado de honra de Heloiza de Aquino Azevedo, escritora, educadora, curadora de exposições e salões da Arte Brasileira na França para representar o Brasil através de sua obra singular Os Pratos Etnicos. A participação do artista será no 1º Salão de Artes Brasileiras e Chilenas de Vaires sur Marne – França, em comemoração especial à independência dois paises latinos, Brasil e Chile.

Eloir Jr. além de artista plástico, é um grande estudioso das etnias presentes no Brasil e que contribuiram para a formação étnica do povo brasileiro há mais de 18 anos . Segundo Eloir o casamento do Brasil com culturas européias é um fato histórico muito importante para os brasileiros, pois só veio a somatizar e influenciar nossos hábitos e costumes com a grande bagagem milenar do velho continente, a Europa.
Eloir Jr. tem o seu trabalho reconhecido no Brasil, mais especificamente em Curitiba- Paraná e agora na França, país de grandes mestres das artes, como Édouard Manet, Toulouse-Lautrec, Gauguin , Cézanne, Matisse, Claude Monet e muitos outros!

Os Pratos Énicos de Eloir serão expostos na abertura da vernissage que será no dia 16/10/2010 às 11 horas.
Sobre o trabalho de Eloir, Heloiza comenta:Eloir é meu convidado de honra para apresentar através de suas criações uma característica marcante do Brasil: a Formação do povo brasileiro, a etnia brasileira. Eloir é um Mediador Artístico, Histórico e Social das Entradas das Culturas Européias no Brasil. Tive a ideia de convidá-lo a partir do momento que foi sugerido pelo Diretor do Centro de Artes e Lazer da Vaires sur Marne, algo que representasse no dia da vernissage uma característica marcante da cultura brasileira. A obra de Eloir se enquadrou perfeitamente na proposta, pois estamos falando de um país enorme, com vários estados, várias culturas e costumes, várias miscegenações. Os Pratos Étnicos do artista representam tudo isso, de uma forma alegre, marcante, colorida e simbólica. Observar as obras no estilo Naïf de Eloir significa transitar no mundo através de 'Mapas Etnicos da Cultura Brasileira' tendo como ponto de partida a cidade de Curitiba, no Paraná.

Heloiza de Aquino Azevedo.



Posted by Picasa

Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília