sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EXPOSIÇÃO ICONOSTÁSIO


Nesta série, busco inspiração através da observação da religiosidade e devoção do povo eslavo aos ícones sacros. No interior das igrejas na nave central, há a elaboração de altares em forma de pinturas de imagens de Jesus, Nossas Senhoras, Santos e Anjos, muito particulares na arquitetura da Europa oriental eclesiástica e católica. Sobre meu olhar artístico, incorporei as imagens sacras em vestes eslavas no interior das matryoszkas.
A reflexão e paz interior estão na forma das Matryoszkas, que significa mamãezinha querida, uma referência a Maria, mãe da humanidade, onde de seu ventre sagrado nascem às imagens e também ao próprio ato de guardar uma matryoszka dentro da outra, nos remetendo a espiritualidade, a alma de cada ser.

A Iconofilia é uma veneração as imagens sacras pintadas inicialmente no mundo bizantino sobre madeira ou pele de animais e no mundo contemporâneo estão no campo bidimensional e em murais religiosos e se caracteriza pela fé e religiosidade em ícones, mantendo o respeito de não tocar nas imagens pintadas, recorrendo assim aos rushnyks, um pano de tecelagem bordada envolvendo o ícone e que invoca o poder espiritual podendo ser tocado, e neste momento proferir orações.

Este ritual sagrado nos remete a introspecção e repeito a seres que aqui estiveram em sua vida humana e nos deixaram mensagens na forma de ensinamentos de amor, compreensão, paz, entre tantos outros que no cotidiano deixamos adormecidos, mas que estão em nossa essência, para tanto esta coletânea nos faz refletir e apreciar com admiração e respeito a um mundo invisível, porém presente em nossas vidas.
Eloir Jr.
Artista Plástico
Curador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília