ARTE, ARTESANATO e LENDAS DAS ETNIAS

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Série "ANTROPOFAGIA ESLAVA"

Numa Ode Cultural a grande pintora brasileira Tarsila do Amaral, que durante o movimento modernista da década de 1920, criou sua série Antropofágica, elaboro em paradoxo a minha série "Antropofagia Eslava", onde coloco em inculturação as origens da imigração eslava no Estado do Paraná, com ícones e símbolos como gralhas azúis, araucárias e lambrequins, para prestar esta minha homenagem a mais representativa pintora da primeira fase modernista no Brasil.

ABAPORUSKYJ
Acrílica s/tela
50x50 cm.

TARSILA AMARALSKYJ
Acrílica s/tela
50x40 cm.

ABAPORU KOSSACO CAMISA 10
Acrílica s/tela
70x60 cm.
Obra da Capa do Álbum de Poesias 2014, criado pela escritora e poeta gaúcha Sandra Santos.  

MATRYOSZKAS
Acrílica s/tela
50x60 cm.

ABAPORUOWICZ
Acrílica s/tela 
50x60 cm.

ANTROPOFAGIA ESLAVA
Acrílica s/tela 
60x60 cm.


VINOK




VINOK 

Instalação Artística Ucraniana para exposição "MINHA NATUREZA" na Galeria de Arte da Fundação Mokiti em Curitiba-PR, até 07/11/2014.

VINOK ou VINOCHOK, significa na língua ucraniana a guirlanda ou coroa de flores com longas fitas coloridas que as moças usam como adereço de cabeça.
Minha alusão ao início da Primavera no hemisfério sul.
A obra foi realizada com bulas de remédios, tecidos reciclados de garrafas PET, tintas acrílicas, cola, verniz e conjunto de 05 bonecas matryoszkas encapadas com bulas.








terça-feira, 29 de julho de 2014

MATRYOSZKAS

Matryoszkas 
Acrílica s/tela - 50x60 cm.
Obra em homenagem ao quadro "Operários" pintado em 1933,
 por Tarsila do Amaral  

“Operários”, foi pintada somente em 1933 (pertence hoje ao acervo do governo estadual de São Paulo), mas exibe a força do estilo de Tarsila ao retratar a diversidade cultural da população paulistana e, ao fundo, chaminés e fábricas em formas geométricas. A artista estava engajada na esquerda desde que visitara a União Soviética. "'Operários" é um marco porque consegue traçar um paralelo perfeito entre o tema proposto na tela e a grande revolução industrial na qual São Paulo estava envolvida naquele momento”, diz a historiadora da arte e curadora Maria Alice Milliet. “Tarsila consegue ainda dar conta da forte imigração. Muitos povos diferentes aparecem ali”, completa o crítico e professor de filosofia medieval da USP Lorenzo Mammì. 
Fonte: Revista Veja

quarta-feira, 16 de julho de 2014

ÁLBUM DE POESIA- REVISTA BRASIL 2014

A Copa do Mundo é dos Artistas da palavra escrita, os Poetas. 
Um projeto cultural idealizado e executado pela escritora e poeta gaúcha Sandra Santos, um álbum de poesia único e muito singular, ou seja, um álbum de figurinhas, editado com poemas de dez países participantes e seus poetas formando assim dez seleções - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, do qual tive o prazer do convite para ilustrar a capa com minha obra “Abaporu Kossaco camisa 10”.
O lançamento aconteceu no dia 12/07/2014 no Castelinho do Alto da Bronze em Porto Alegre-RS., na Fan Fest Porto alegrense e simultaneamente em todos os países participantes, com material disponível gratuitamente para leitura, download e impressão.
  
"A revista Brasil 2014 - álbum de poesia é uma brincadeira de ler e colar que reuniu 69 poetas em 10 seleções ibero-americanas. A revista tem distribuição gratuita na fase final da Copa do Brasil e lançamentos simultâneos em vários países. São 1.000 exemplares impressos (com figurinhas autocolantes em vinil) e versão online (com encarte para imprimir, recortar e colar). A arte estampada na capa é "Abaporu" de Eloir Amaro Jr. e pertence ao acervo do Castelinho", diz a poeta Sandra Santos idealizadora do projeto.
saber mais sobre BRASIL 2014 - álbum de poesia:
http://blog.sandrasantos.com/2014/07/copa-brasil-2014-album-de-poesia.html

Obra da capa: "Abaporu Kossaco camisa 10"


Lançamento no Castelinho do Alto da Bronze em Porto Alegre-RS.


Lançamento na Fan Fest Porto-alegrense

Divulgação

domingo, 8 de junho de 2014

CURITIBALL

Exposição Cultural:  A Arte em Verde e Amarelo
A paixão brasileira pelo futebol mobilizou e inspirou 13 artistas paranaenses dos Grupos ART.CON e ÓIA NÓIS, sendo eles: Ana Lectícia Mansur Aninha Sacchelli, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Eloir Jr., Kerlyng Cecchini, Kézia Talisin, Márcio Prodócimo, Mônica Pailo, Noeli Tarachuka, Rodney Rauth, Raquel Frota e Ruth Mara e três artistas convidados: Ana Knapik, Celso Parubocz e Oswaldo Fontoura Dias, cujos grupos dirigidos por Carla Schwab, Eloir Jr. e Kézia Talisin, a apresentarem este esporte como futebol arte na capital paranaense, uma das sedes nacionais dos jogos.

A paixão em si, a diversidade, a fé, a cultura interétnica, nossos símbolos, parques e ícones, nossa história, e a própria história da cidade que serve de palco pela segunda vez aos jogos mundiais desde 1950, fazem com que os artistas criem cenários bidimensionais coloridos e instalações artísticas contemporâneas que interagem sobre a dualidade cromática verde e amarela de nossa seleção, relata o curador Eloir Jr.
Neste clima de Copa do Mundo, o espaço cultural do shopping Jardim das Américas sedia a “CURITIBALL”, esta coletânea temática que homenageia os jogos mundiais em Curitiba. Nesta união de “torcida” os artistas apresentam suas obras dentro de suas linguagens artísticas, não há interferência em seus estilos, somente a representação temática é o que mantém o vínculo das obras produzidas exclusivamente para o evento.

Serviço:
CURITIBALL
Local: Shopping Jardim das Américas-Piso L1
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63
                 Jardim das Américas – Curitiba-PR
                 41  3366-5885.
Coquetel de Abertura: 11/06/2014 às 19h30min
Visitação: 12/06 a 12/08/2014
Horário Comercial


Entrada franca
Abaporu Curitiball
Acrílica s/tela
80x60 cm.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

BLUE JAY PARADE - CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA-PR

Em 05 de Junho de 2014, aconteceu o coquetel de abertura da Blue Jay Parade - Itinerância Cultural no nobre espaço da Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR.
Estiveram presente, artistas, convidados, vereadores, curadores, assessores de imprensa e apreciadores de arte no geral.
A mostra ficará em exposição até 03/07/2014 com visitação livre em horário comercial.
Durante o evento, recebi menção honrosa pelo destaque de minha obra "Matryoszkas Gralha Azul".




"Matryoszkas Gralha Azul"
Acrílica s/tela - 60x60 cm.
Obra premiada com menção honrosa 
na Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR


sábado, 17 de maio de 2014

MÉRITO CULTURAL - A ARTE MILENAR UCRANIANA


Abertura oficial da exposição cultural "Ucrânia e sua Arte Milenar" em 14/05/2014, na Associação Cristã de Moços em São Paulo-SP.

Praça de exposições, auditório de conferências, diretoria, coordenadores e colaboradores da ACM, autoridades culturais locais, jornalistas, Sr. Jorge Rybka e Sra.-Consul honorário da Ucrânia no Estado de São Paulo e convidados confraternizaram os momentos da abertura da Mostra Cultural e palestra ministrada pelo Sr. Consul, sobre a atual conjuntura da Ucrânia, entrega de certificados culturais e cerimonial de minha homenagem de Mérito Cultural pelo conjunto de minhas obras sobre a Eslava Ukraína e dedicação em pról das artes plásticas no geral, expedido no Estado de São Paulo pela produção cultural do evento, entidades de cultura e autoridades culturais locais.

Panorama da Exposição




Autoridades Locais

Momento que fui convidado a falar sobre a Arte Ucraniana

Placa comemorativa a mostra cultural

Recebimento de Certificados da mostra cultural

Entrega e recebimento do Mérito Cultural

Sr. Jorge Rybka e Sra. - Consul honorário da Ucrânia no Estado de São Paulo, com obras de Carla Schwab-série passeio cultural e meu trabalho nas mãos do Consul-Obra Iwana Kupala, ambos de aspectos culturais ucranianos no Estado do Paraná.


Produtor cultural do evento, Jornalista Maurício Coutinho e Eloir Jr.

Diploma de Mérito Cultural que recebi em São Paulo-SP.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

SALÃO GRACIOSA DE ARTES PLÁSTICAS

Estou participando com 03 obras no salão de artes do Graciosa Country Club
Curitiba-PR


O Grito da Matryoszka
Acrílica s/tela - 60x50 cm.

Frida Babuszka e seu duplo
Acrílica s/tela 50x70cm.

Matryoszka Tarsila Amaralskyj
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

MUNDO DO ARTISTA - MEU MUNDO ICONOSTÁSIO










Sobre meu olhar artístico, incorporei as imagens sacras pintadas em vestes eslavas no interior das matryoszkas.
A reflexão e paz interior estão na forma das Matryoszkas, que significa mamãezinha querida, uma referência a Maria, mãe da humanidade, onde de seu ventre sagrado nascem às imagens e também ao próprio ato de guardar uma matryoszka dentro da outra, nos remetendo a espiritualidade, a alma de cada ser.

A Iconofilia é uma veneração as imagens sacras pintadas inicialmente no mundo bizantino sobre madeira ou pele de animais e no mundo contemporâneo estão no campo bidimensional e em murais religiosos e se caracteriza pela fé e religiosidade em ícones, mantendo o respeito de não tocar nas imagens,  recorrendo assim aos rushnyks, um pano de tecelagem bordada envolvendo o ícone, fitas coloridas, guirlandas de flores e rosários, que invocam o poder espiritual podendo ser tocado, e neste momento proferir orações.

Este ritual sagrado nos remete a introspecção e repeito a seres que aqui estiveram em sua vida humana e nos deixaram mensagens na forma de ensinamentos de amor, compreensão, paz, entre tantos outros que no cotidiano deixamos adormecidos, mas que estão em nossa essência.
Esta instalação artística em forma de globo, traduz o mundo devocional na cultura eslava da Ucrânia e Polônia. 




MUNDO DO ARTISTA-EXPOSIÇÃO CULTURAL EM HOMENAGEM AO DIA DO ARTISTA PLÁSTICO - 08/05/2014



Exposição cultural em homenagem ao dia do Artista Plástico, 08 de maio.
A mostra traz 16 artistas, sendo eles: Alani F. de Mello, Álvaro Wambier Junior, Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Janete Fernandes, Janete Mehl, Junior Postai, Katia Velo, Kézia Talisin, Oswaldo Fontoura Dias, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal, Waltraud Sekula e Wilma Vanessa Wambier, que apresentam uma visão artística sobre seu mundo através de interferências em globos suspensos, com diferentes técnicas, suas ideologias, percepção artística e contexto em que está inserido. Esta instalação aérea possibilita que as obras sejam observadas sobre todos os ângulos e seu conjunto forma através da diversidade da expressão artística presente, um universo tridimensional, onde a criatividade é o DNA da exposição.
A mostra é idealizada por Oswaldo Fontoura Dias, coordenador da exposição, cuja intenção é fazer uma reflexão sobre o papel que o Artista Plástico exerce nas questões inerentes ao dia a dia de todos nós.
 8 de maio, dia do Artista Plástico
A data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes - século XIX. Nasceu em Itu (SP), no dia 8 de maio 1850. Aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Lê Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição arte mais badalada da época, o Salon Offíciel dês Artistes Français. O pintor produziu cerca de 300 obras, e entre seus quadros mais famosos estão Violeiro, Picando Fumo e Caipiras Negociando, que retratam o dia a dia do homem do campo. Almeida Júnior morreu assassinado dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). Em 1950, 8 de maio foi oficializado como Dia do Artista Plástico Brasileiro.



Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas 
Autor: Marcelo Duarte  Editora: Panda Books














BOTTOM MUNDO DO ARTISTA
Uma pequena lembrança especial criada pelo coordenador Oswaldo Fontoura Dias, que para mim valeu muito.Um bottom com a marca da Exposição Mundo do Artista, fez nos sentir muito especial durante o evento, fazendo com que os visitantes se aproximassem de nós artistas e nos perguntassem sobre nosso trabalho, uma identificação colocada em nossa roupa ao lado do coração, como um presente neste dia em que comemoramos o dia do Artista Plástico.