ABAPORUSKYJ
Acrílica s/tela - 50x50 cm.
2014
Moça em traje típico ucraniano na forma do ABAPORU de Tarsila do Amaral.
Acrílica s/tela - 50x50 cm.
2014
Moça em traje típico ucraniano na forma do ABAPORU de Tarsila do Amaral.
União da Cultura Ucraniana no Paraná com o Modernismo e Movimento Antropofágico no Brasil no início da década de 1920.
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
ABAPORUOWICZ
Acrílica s/tela - 50x60 cm.
2014
Casal em trajes típicos de Lowicz, região central da Polônia na forma dupla do ABAPORU de Tarsila do Amaral.
União da Cultura Polonesa no Paraná com o Modernismo e Movimento Antropofágico no Brasil no início da década de 1920.
Acrílica s/tela - 50x60 cm.
2014
Casal em trajes típicos de Lowicz, região central da Polônia na forma dupla do ABAPORU de Tarsila do Amaral.
União da Cultura Polonesa no Paraná com o Modernismo e Movimento Antropofágico no Brasil no início da década de 1920.
TARSILA AMARALSKYJ
Acrílica s/tela - 50x40 cm. - 2014
Minha Homenagem a grande pintora Brasileira Tarsila do Amaral.Ícone do Movimento Moderno e Antropofágico no Brasil.
Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris, Tarsila do Amaral foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato em 1923.
Acrílica s/tela - 50x40 cm. - 2014
Minha Homenagem a grande pintora Brasileira Tarsila do Amaral.Ícone do Movimento Moderno e Antropofágico no Brasil.
Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris, Tarsila do Amaral foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato em 1923.