ARTE, ARTESANATO e LENDAS DAS ETNIAS

sábado, 5 de dezembro de 2020

Prefeito Rafael Greca recebe obra do artista curitibano Eloir Jr., das mãos da Cônsul Geral da Polônia, Sra. Marta Olkowska.

 

Crédito: Divulgação PMC
Nossa Senhora de Czestochowa
Obra elabora com pinhões e símbolos poloneses
Eloir Jr.


A Sede do Governo Municipal de Curitiba, recebe a visita da Cônsul Geral da República da Polônia, Sra. Marta Olkowska, em reunião com o Prefeito Rafael Greca.

A autoridade polonesa agradece a conversa inspiradora sobre a proximidade entre a Polônia, Brasil e Curitiba, em virtude da comunidade polonesa estabelecida na Capital Paranaense, e durante este ato diplomático, o Prefeito Rafael Greca, recebe das mãos da Cônsul da Polônia, Sra. Marta, uma obra de arte do artista curitibano Eloir Jr., elaborada com a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa, ornamentada com pinhões e símbolos poloneses. Em agradecimento, o Prefeito a presenteia com seu livro, "Curitiba, luz dos Pinhais". Esteve presente também nesta reunião, o vereador Mauro Ignacio. 

Crédito: Divulgação PMC

Eloir Jr. é artista plástico curitibano, curador e colunista cultural. Há 25 anos expõe sua produção por todo o País e no exterior, com diversas premiações. Seus trabalhos resgatam a memória cultural da Polônia e Ucrânia, em harmonia com ícones paranistas: Araucária, pinhão e gralha azul.

#arteparanaenese #artecuritiba #arteeloirjr #arteeslava #artepolonesa #consuladodapoloniaemcuritiba #rafaelgreca #prefeituradecuritiba

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Série ANOS DOURADOS

 

Série "ANOS DOURADOS"

Nesta série, retrato minhas tradicionais babushkas conduzindo ícones dos automóveis urbanos desde a década de 1950, atravessando a faixa de pedestre pinhão de 1990, fazendo selfie com o antigo bondinho da Rua XV, entre outras situações onde elas passeiam por cenas curitibanas, em lambretta com sidecar, fusca, kombi psicodélica, taxi ou simplesmente caminhando pela Rua das Flores. Diversos elementos são customizados em wycinanki e símbolos eslavos, e o cenário apresenta ainda os postes republicanos, ipês amarelos, araucárias e, as tradicionais calçadas em petit-pavé com rosácea em pinhão e papoulas ou tulipas com arabescos.

#arteparanaense #artecuritiba #eloirjr #arteeslava #artepolonesa #arteucraniana #artecontemporanea

FUQUETIBA WIOSNA

Acrílica sobre tela - 100x70cm

Babushkas passeiam em seu fuque customizado em wycinanki, entre os floridos ipês amarelos, postes republicanos e o calçadão em rosácea petit-pavé pinhão, celebrando a primavera em Curitiba-PR

Acervo particular da artista e arquiteta Bia Ferreira.


LAMBRETTIBA 

Acrílica sobre tela - 90x70cm

Em sua lambretta com sidecar, customizada em wycinanki e capacetes também customizados, as babushkas passeiam por cenas curitibanas, entre elas, os postes republicanos e a calçada petit-pavé em papoulas.

Obra disponível.


KOMBITIBA

Acrílica sobre tela - 80x80 cm

Babushkas passeiam em sua Kombi customizada com tema psicodélico, tendo como cenário curitibano, as tradicionais calçadas em petit-pavé com a rosácea pinhão.

O trabalho compôs a mostra coletiva Woodstock 50, dentro da 17a. Semana Nacional de Museus em 2019, promovida pelo Ibram, no Espaço Cultural IPO, entre outros, homenageando os 50 anos do Festival de Woodstock.

Acervo particular do Desembargador Andrade.

THE XV ROAD
Babushkas atravessam na faixa de pedestre pinhão
Acrílica sobre tela – 50x100cm
Na década de 1990, as ruas que cruzam o tradicional calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba-PR, possuíam faixas de pedestres na forma de pinhões, em diversas situações, pude atravessá-las e apreciar a nossa referência cultural paranista. Mas, duraram pouco tempo, pois não são permitidas pelas normas de trânsito. As fotografias feitas pela PMC, ilustram este momento, cujo, também interpreto com as minhas babushkas atravessando a faixa de pedestres pinhão, em alusão a The Abbey Road inglesa, cruzada pelos Beatles em 1969.
#arteparanaense #artecuritiba #arteeslava #artepolonesa #artecuritiba #arteeloirjr #theabbeyroad #theXVroad #babushkas 


SELFIE NA XV

Acrílica sobre tela – 85x55cm (recente produção)

No coração de Curitiba, onde o calçadão da Rua XV encontra com a Ébano Pereira, repousa há décadas o icônico Bondinho, que funciona como turismo cultural e de leitura, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba.

No cenário que criei, os antigos postes republicanos coroados por pinhões, ladeiam o antigo Bondinho, que em seu caminho encontram flores e o tradicional calçadão em petit-pavé pinhão, típicos do local e que firmam a nossa referência cultural paranista. E sob esta perspectiva, a Babushka encontra a cena perfeita para fazer sua selfie com biquinho, usando seu celular decorado em wycinanki.

#arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #arteeslava #artepolonesa #arteucraniana #artecontemporanea #bondinhodaxv #selfienobonfinho #selfiecuritiba #babushkaselfie

Díptico FUSCA INGÁ/KOMBI HAPPY FAMILY

Acrílica sobre tela 100x150cm

Fusca e Kombi customizados em wycinanki, em cenários paranaense e norte americano, apresentado a Catederal de Maringá, Ipê Roxo (símbolo da cidade canção), Hotel Don CeSar e ponte Sunshine Skyway na Flórida-EUA . O calçadão petit pavê pinhão celebra o paranismo.

Acervo particular da família de Rose Lampert.

#arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #arteeslava #arteucraniana #artepolonesa #artecontemporanea #artemaringa #artenorteamericana #catedraldemaringa #iperoxo #fusca #fuscaantigo #fuscacustomizado #kombi #kombiantiga #kombicustomizada #colecionadoresdefusca #colecionadoresdekombi #hoteldoncesarflorida #sunshineskylinebridge #arte #arquitetura #arquiteturainteriores #artedesign #designeinteriores #galeria #galeriaarte


PASSEIO NA PRIMAVERA

Acrílica sobre tela – 80x60cm (recente produção-obra disponível)

Em seu velocípede Shakebone Penny Farthing, ou Big Wheel do século XIX, a Babushka celebra a primavera no hemisfério sul, usando o seu colorido e florido vinotchok (guirlanda ucraniana com flores e fitas), em um passeio urbano na estação das flores. No cenário, poste republicano e calçada em petit-pavé tulipa.

#arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #arteeslava #arteucraniana #artepolonesa #artecontemporanea #bicicletaantiga #shakebone #pennyfarthing #colecionadoresdefusca #colecionadoresdebicicleta #arte #arquitetura #arquiteturainteriores #artedesign #designeinteriores #galeria #galeriaarte #bigwheel #babushka #doeumaflor


VAMOS DE TAXI!

Acrílica sobre tela – 40x60cm (recente produção-disponível)

Com seu guarda-chuva em rosácea pinhão, as babushkas decidiram passear de taxi, e acenam para o tradicional fusca taxi laranja, típico de Curitiba e único no país. No cenário há postes republicanos e calçadão petit-pavé.

#arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #arteeslava #arteucraniana #artepolonesa #artecontemporanea #taxifusca #taxidecuritiba #taxi #taxilaranjacuritiba #colecionadoresdefusca #arte #arquitetura #arquiteturainteriores #artedesign #designeinteriores #galeria #galeriaarte #babushka 






LAMBRETTIBA

LAMBRETTIBA 

Acrílica sobre tela - 90x70cm

Em sua lambretta com sidecar, customizada em wycinanki e capacetes também customizados, as babushkas passeiam por cenas curitibanas, entre elas, os postes republicanos e a calçada petit-pavé em papoulas.


 

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Revista CASA e JARDIM - Abaporu ucraniano de Eloir Jr.

 





Na edição Outubro/2020, coluna Arte, a matéria "Abaporu", de Tarsila do Amaral, recebe homenagens em releituras. A mais famosa e valiosa obra brasileira é inspiração para repaginações contemporâneas e alegres. Seis conceituados artistas brasileiros, foram escolhidos para ilustrar esta coluna: Romero Britto, Tarik Klein, Graziela Vasconcelos, Eduardo Lima, Vladsom Braga e o curitibano Eloir Jr., que para sua releitura, decidiu incluir referências à cultura ucraniana no Paraná, e em outra releitura da mesma obra, ele homenageia a Polônia com trajes típicos de Łowicz, na região central do país. Ícone eterno de uma fase importante da cultura, Abaporu construiu sua marca e hoje, quase um século depois, ainda inspira muita gente. #arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #arteeslava #arteucraniana #artepolonesa #artecontemporanea 

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arte/noticia/2020/10/abaporu-de-tarsila-do-amaral-recebe-homenagens-em-releituras.html

Vice-Prefeito de Curitiba e Presidente da Câmara de Vereadores recebem obra do artista curitibano Eloir Jr.

 

Divulgação

Na sexta feira, 16/10, o Hospital IPO recebeu as visitas ilustres do Vice Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e do Presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba o Vereador Sabino Picolo, os quais receberam obras em fine art dos conceituados artistas de Curitiba, Carla Schwab(obra: Alegria Curitibana) e Eloir Jr.(obra: O passeio das Matrioshkas).
O Vice Prefeito e o Vereador conversaram com alguns médicos e colaboradores sobre as atuais mudanças, obras, segurança, e principalmente sobre o setor de saúde de Curitiba.

Nesta demonstração de amor ao nosso Estado, a instituição que admira e incentiva a arte, menciona aos contemplados com cada obra: "Leve contigo este presente e um pouco da Terra das Araucárias".

Foto/Divulgação: Dr. Marcelo Mocellin, Dr. Marcos Mocellin, Vice Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel e Dr. João Luiz Garcia de Faria.

#ipo_hospital #arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #artepolonesa #arteucraniana #carlaschwab5 #mandalasrendadas ⠀
#hospitalipo #ipoevocê #saúde #otorrinolaringologia #consultasonline #ipoconecta

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

"FUQUETIBA WIOSNA"

 

Fuquetiba Wiosna
Acrílica sobre tela - 100x70cm

Babuszki passeiam em seu fuque customizado em wycinanki, entre
os floridos ipês amarelos, celebrando a primavera em Curitiba-PR

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Artista curitibano Eloir Jr., tem obras projetadas nos prédios em Belém do Pará

 


A capital dos paraenses no norte do Brasil, conheceu nesta semana as pinturas do artista curitibano e curador Eloir Jr. Os trabalhos fazem parte da sua recente produção intitulada "Arte Profilática" e retratam a sua assinatura artística, as tradicionais babushkas e matrioshkas, mas com um diferencial, elas usam máscaras, como também a Gralha Azul, ave símbolo do Estado do Paraná, com destaque ao calçadão petit-pavê pinhão, marca de Curitiba. As obras revelam mensagens pictóricas de empatia, cuidados e proteção em tempos de pandemia, e foram projetadas em grandes dimensões nas fachadas dos edifícios de Belém, através do "MostraTua Arte".

Os trabalhos projetados do artista curitibano, receberam uma excelente crítica artística de um importante intelectual da arte nacional, Oscar D'Ambrosio, que coordena o Projeto Arte em tempos de coronavírus, o qual Eloir Jr. também participa. Em Curitiba sua obras compõem a mostra "Ato de Amor", e estão em exposição no La Rauxa Café, sita a Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906, de segunda a sexta-feira, das 12h as 15h.

Sobre o Projeto "Mostra Tua Arte" e seu idealizador

"Mostra Tua Arte" tem como objetivo apresentar de forma democrática o trabalho de artistas brasileiros. É um projeto idealizado por Kauê Lima, que é VJ e trabalha com projeção mapeada em eventos sociais, culturais e corporativos. O setor de eventos está há cinco meses parado por causa da pandemia, e sua renda vinha 100% de eventos, daí a iniciativa de criar o projeto.

O Mostra Tua Arte não possui apoio financeiro, mas Kauê criou uma campanha de Financiamento Coletivo no APOIA.se, uma plataforma que permite que qualquer um apoie o projeto e assim dar uma força para que ele continue sendo realizado.

Para saber mais sobre o artista e suas obras:

@eloirjr.arteparanaense

@MostraTuaArte

http://sztukacuritiba.blogspot.com/2020/07/exposicao-ato-de-amor-no-la-rauxa-cafe.html

https://www.facebook.com/MostraTuaArte

sábado, 25 de julho de 2020

"INSTALAÇÃO EX-VOTIVA" - Série: Arte Profilática


Fotografia artística da instalação ex-votiva com máscaras, deixadas como agradecimento pela cura da covid-19, a Nossa Senhora Eslava. A obra compreende em máscaras customizadas, porta em madeira com colagem de filtros usados de passar café, pintura de Nossa Senhora e lambrequins, fitas coloridas de cetim e rosários.









Exposição Somatizes - Obra: Dama Curitiba, de Eloir Jr.


Curitiba, esteve em exposição até março de 2020 no Espaço Cultural IPO com proposta itinerante, porém interrompida temporariamente devido a pandemia. O tom e a intensidade, mais a criação livre e imensurável do artista, somam variantes criadas pelo grupo criativo, que através da colorimetria criam arte e instigam a percepção da cor. Fluidez e movimento tonal, são propostas visualizadas pelo coordenador da mostra, o artista e designer Oswaldo Fontoura Dias, o qual idealizou o projeto "Somatizes", e conta com a organização do casal de artistas, Carla Schwab e Eloir Jr. e da artista Ana Lecticia Mansur.
Mais informações da mostra durante a exposição antes da quarentena: http://sztukacuritiba.blogspot.com/2020/01/exposicao-somatizes-acontece-no-espaco.html



terça-feira, 14 de julho de 2020

Exposição "Ato de Amor", no La Rauxa Café, reúne minha produção artística durante a quarentena.



O temático e premiado La Rauxa Café, no Ahú em Curitiba-PR, inaugura a exposição individual “ATO DE AMOR” do artista plástico, curador e colunista cultural Eloir Jr.


A mostra apresenta trabalhos produzidos durante a quarentena, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 12h as 15h, com o uso obrigatório de máscara. O local está atendendo no sistema take-away(leve embora) e em ambiente de acordo com as normas de saúde. Cada obra do artista, conta com um QR Code, onde o visitante poderá interagir e apreciar mais detalhes sobre o artista e suas obras.



Estudioso das Culturas Étnicas Europeias no Paraná, Eloir Jr. atua como artista plástico, curador e colunista cultural. Na série "Arte Profilática", que vem criando desde o começo da quarentena, em março/2020 em Curitiba, trabalha com figurações de Babushkas e Matrioshkas, fortemente ligadas às tradições polonesas e ucranianas do Estado do Paraná.
Seja na obra produzida em madeira, com colagens de bulas de medicamentos, E.V.A., tintas acrílicas e fitas, ou nas pinturas com tinta acrílica sobre tela, as máscaras, às vezes feitas com wycinanki (recortes poloneses de papel colorido), retratam um momento mundial em que elas são um símbolo de amor individual e coletivo.
As obras do artista, em tonalidades harmoniosas, incluem ainda símbolos locais, como a gralha azul. A presença da redenção e da esperança ao período de isolamento preventivo se fazem presentes em um ramo de oliveira, no carinho de uma mãe com a planeta, na fé de uma vela acesa ou no ato de oferecer máscara a quem não tem.
O mais tocante na série de Eloir Jr. é o amplo sentido da palavra “profilático”, entendido não apenas como um conjunto de medidas de prevenção contra uma doença, mas como uma manifestação artística que traz a talentosa expressão de uma mensagem de solidariedade e de união entre povos, culturas e pessoas por um bem maior: a saúde coletiva.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

Serviço:
Exposição: "Ato de Amor", de Eloir Jr.
Local: La Rauxa Café
Visitação: a partir de 02/07/2020
Das 12h às 15h
Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906 – Ahú-Curitiba-PR / Telefone: 3049-6972







Artista curitibano Eloir Jr. é premiado no Salão da Quarentena-Arte na Máscara, em Ponta Grossa-PR



 
O artista, curador e colunista cultural Eloir Jr., está entre os três artistas premiados com as máscaras mais criativas do Salão de Arte.
Sobre a máscara premiada: Título, "CHALHANILKA", peça customizada, bordada e cosida à mão, criada com inspiração na dança folclórica feminina ucraniana Chalhanilka, realizada pelo Folclore Ucraniano Barvinok-Curitiba-PR, onde as moças com longas tranças, elaboram delicadas coreografias com seus coloridos xales. Devido a pandemia, as dançarinas folclóricas utilizam máscaras.
O evento foi realizado pelo CREArte(Centro de Referência e Ensino da Arte), com apoio do Rotary Club Ponta Grossa-PR-Alagados e curadoria de Celso Parubocz.



CONVIDA EXPOART 2020 - Arte na Máscara


Participo do evento cultural Convida Expoart 2020 em Goiás
As máscaras produzidas por mim, estão em exposição virtual na Galeria Virtual Arte em Goiás, no FaceBook e também no Instagram.



Títulos das máscaras : SLAVA UKRAINI(ucraniana) e POLSKIE ZDROWIE(polonesa)
Técnica: Máscaras customizadas, bordadas e pintadas.
Material: Tecido para telas de pintura, jeans, border de renda, linhas de crochê, fita de cetim, sianinha, botões, elástico roliço, contas, miçangas, tecido polonês verde e tintas acrílicas.
Sobre as máscaras: As peças criadas retratam a forte presença da imigração eslava no Estado do Paraná. SLAVA UKRAINI (Eslava Ucrânia), apresenta um casal em traje típico ucraniano, a gralha azul(ave símbolo do Paraná), num cenário de Araucárias e o tradicional calçadão petit-pavê pinhão, onde todos usam máscaras preventivas. POLSKIE ZDROWIE (Saúde Polonesa), criada com tecido dos trajes folclóricos poloneses, traz uma Babushka usando máscara. Ambos os trabalhos, sinalizam a importância do uso de máscaras em tempos de pandemia, por todos os povos.
Eloir Jr. é artista plástico curitibano, curador e colunista cultural.
Expõe profissionalmente em mostras individuais, coletivas e salões de arte por todo o País e no exterior, obtendo diversas premiações e, suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, museus e livros de arte e cultura.
Há mais de duas décadas é estudioso da cultura eslava da Ucrânia e Polônia, resgatando a memória cultural trazida pelos imigrantes. Em seu percurso artístico o artista traduz a pura expressão da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranaenses, como gralha azul, araucárias e pinhões.

Máscara ucraniana Slava Ukraini

Máscara Polonesa Polskie Zdrowie


Crítica Artística recebida do Professor Dr. Oscar D'Ambrosio


Crítica artística:
Arte em tempo de coronavírus (200)
Estudioso das Culturas Étnicas Europeias no Paraná, Eloir Jr. atua como artista plástico, curador e colunista cultural. Na série "Arte Profilática", que vem criando desde o começo da quarentena, em março/2020 em Curitiba, trabalha com figurações de Babushkas e Matrioshkas, fortemente ligadas às tradições polonesas e ucranianas do Estado do Paraná.
Seja na obra produzida em madeira, com colagens de bulas de medicamentos, E.V.A., tintas acrílicas e fitas, ou nas pinturas com tinta acrílica sobre tela, as máscaras, às vezes feitas com wycinanki (recortes poloneses de papel colorido), retratam um momento mundial em que elas são um símbolo de amor individual e coletivo.

As obras do artista, em tonalidades harmoniosas, incluem ainda símbolos locais, como a gralha azul. A presença da redenção e da esperança ao período de isolamento preventivo se fazem presentes em um ramo de oliveira, no carinho de uma mãe com a planeta, na fé de uma vela acesa ou no ato de oferecer máscara a quem não tem.
O mais tocante na série de Eloir Jr. é o amplo sentido da palavra “profilático”, entendido não apenas como um conjunto de medidas de prevenção contra uma doença, mas como uma manifestação artística que traz a talentosa expressão de uma mensagem de solidariedade e de união entre povos, culturas e pessoas por um bem maior: a saúde coletiva.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br


SÉRIE ARTE PROFILÁTICA - USE MÁSCARA


 Arte Profilática
Uma nova série de trabalhos artísticos iniciados em março/2020, que estou produzindo durante a quarenta. Resolvi interferir artisticamente em minhas babushkas e matrioshkas e, acrescentar o elemento máscara como proteção e funcionando também como acessório cotidiano, deixando-as contemporânea, no sentido do que estamos vivenciando e, sinalizá-las como arte profilática.

Matrioshkas Vinok em prevenção a Covid19

Criei este conjunto de matrioshkas em 2014, para a exposição "Minha Natureza", apresentada em diversos espaços culturais, entre eles o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR
A obra, produzida em madeira, colagens de bulas de medicamentos, E.V.A., tintas acrílicas, fitas e verniz, originalmente foi concebida sem a máscara, e diante da pandemia resolvi interferir artisticamente e acrescentar esta proteção, deixando-a contemporânea, no sentido do que estamos vivenciando e, sinalizá-la como arte profilática.#ZostańwDomu #залишатисявдома #FiqueemCasa #EmCasaSimSozinhoNunca #arteeslava #arteucraniana #arteparanaense #ArteEloirJr #prevençãocoronavírus #artecontemporânea

"ESPERANÇA"- Série: Arte Profilática
Babushkas brancas, simbolizando paz, usam máscaras preventivas elaboradas em wycinanki (recortes poloneses de papel colorido), num cenário curitibano em tons da cura, onde a gralha azul traz um raminho de oliveira, num prenúncio da redenção. O trabalho em acrílica sobre tela elaborado durante a quarentena, compõe minha série denominada Arte Profilática, que registra este momento da história mundial no século XXI. 

"A ESPERA...NÇA"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 50x40cm, retrata a babushka com máscara floral, em sua janela com lambrequins, durante a quarentena.

"TERRA MATER"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 50x40cm, retrata a babushka mãe com máscara em wycinanki, expressando todo o carinho e cuidado materno com o planeta durante a quarentena.

"FÉ"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 50x40cm, retrata a babushka com máscara floral, em um cenário com santos católicos, expressando expressando a fé com uma vela acesa para a humanidade, durante a quarentena.

"EMPATIA"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 60x50cm, retrata três babushkas, onde duas usam máscaras e, se colocam no lugar da que está sem máscara e oferecem uma para ela. A cena fortalece ainda mais a proteção com o elemento sombrinha, sobre as três e, a importância da empatia em tempos de pandemia.

"CUIDANDO DA BABCIA"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 50x40cm, retrata três babushkas, onde a Babcia(vovó) ao centro é cuidada com atenção pelas netas ou familiares. Enquanto a vovó tricota uma colcha que abraça a família, sua gatinha Dorota dorme em cima do novelo, após brincar. As três usam máscaras, e sinalizam os cuidados que devemos ter com os nossos familiares idosos em tempos de pandemia.

"PROTEÇÃO-Gralha Azul com máscara"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 40x30cm, retrata a ave símbolo do Estado do Paraná, sobre um galho de araucária, usando máscara em ponto cruz ucraniano, e sinalizando a importância desta proteção a todos os paranaenses. O cenário pictórico apresenta o tradicional calçadão com rosácea pinhão.

"SELFIE PROTEÇÃO"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 60x40cm, retrata numa selfie, quatro babushkas com seus coloridos e floridos xales eslavos, usando máscaras e, três gralhas azuis, ave símbolo do Estado do Paraná, também usando máscaras. Todas alertam a importância desta proteção em tempos de pandemia.

"CUIDADO E PROTEÇÃO"- Gralhas Azuis com máscaras"- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 40x30cm, retrata a mamãe Gralha Azul (ave símbolo do Estado do Paraná), sobre um galho de araucária, colocando máscaras em seus filhotes, e sinalizando a importância desta proteção a todos os paranaenses. O cenário pictórico apresenta o tradicional calçadão com rosácea pinhão.

"PÊSSANKA E PISANKA DA SAÚDE E PROTEÇÃO"-Série: Arte Profilática
Confeccionadas em madeira policromada com 7cm de altura, a pêssanka (ucraniana) e a pisanka (polonesa), apresentam babushkas em trajes típicos de Poltava(Ucrânia) e Łowicz (Polônia) usando máscaras preventivas. A saúde e proteção, além do uso de máscaras, estão presentes nas cores de fundo verde e azul, e nos símbolos geométricos apresentados na peça ucraniana. Já as flores de papoulas na pisanka polonesa, que além da beleza da natureza, representam também o uso medicinal.

"INSTALAÇÃO EX-VOTIVA" - Série: Arte Profilática
Fotografia artística da instalação ex-votiva com máscaras, deixadas como agradecimento pela cura da covid-19, a Nossa Senhora Eslava. A obra compreende em máscaras customizadas, porta em madeira com colagem de filtros usados de passar café, pintura de Nossa Senhora e lambrequins, fitas coloridas de cetim e rosários.


"MÁSCARA EX-VOTIVA A NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA" - Série: Arte Profiática
Máscara protetiva criada com papel filtro usado de passar café, colagem e customização, traduzida como objeto ex-voto, em agradecimento pela cura da covid-19 a Padroeira da Polônia-Nossa Senhora de Czestochowa.

"MÁSCARA EX-VOTIVA A TODOS OS SANTOS" - Série: Arte Profiática
Máscara protetiva criada com papel filtro usado de passar café, colagem e customização, traduzida como objeto ex-voto, em agradecimento pela cura da covid-19 a todos os Santos.