Com visibilidade dentro e fora do País, Eloir Jr. participa do projeto cultural Desafio Criativo-tema: Passagens, com coordenação do Professor pós-doutor Oscar D'Ambrosio, importante intelectual da arte nacional, o qual escreveu uma expressiva crítica artística sobre a obra “BaBurkas”.
BaBurkas, de Eloir Jr.
Artista plástico de Curitiba, PR, Eloir Jr. apresenta uma produção visual voltada para a cultura eslava da Polônia e Ucrânia, muito importante na colonização de seu Estado. Desenvolve uma linha de trabalho com as Babushkas, as célebres bonequinhas que, umas dentro das outras, estão plenas de conotações ligadas à vida, à fertilidade e à continuidade das gerações. Tendo em vista os recentes acontecimentos no Afeganistão, com a retomada do poder por grupos radicais islâmicos, surge a tela (80 x 60 cm), pintada com tinta acrílica, intitulada “BaBurkas”. São Babushkas vestidas com burkas, veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos, onde há uma rede para se poder enxergar, dentro de uma concepção religiosa que as mulheres devem se vestir e se comportar modestamente em público. No quadro, da esquerda para a direita, temos uma médica, fazendo uma “selfie”, uma advogada e uma educadora. Logo atrás, o arame farpado indica a repressão à mulher e o vermelho indicia a violência contra aquelas que não seguem as determinações do Taliban. As pombas, símbolo tradicional e internacional da paz, apontam para a possibilidade futura de uma passagem para uma sociedade de harmonia e de liberdade, principalmente para as mulheres exercerem as profissões que escolheram.
Oscar D’Ambrosio
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, graduado e em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras e Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Literatura Dramática pela ECA-USP, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, doutor e pós-doutor no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e crítico de arte.
www.oscardambrosio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário