Pêssankas/História e Simbologia

Pêssankas Ucrânianas


História e origem Ucraniana

De acordo com a etimologia, o vocábulo pêssanka, originado no verbo pessaty, significa escrever. E a arte da pêssanka consiste não só em pintar um ovo, mas, em primeiro lugar, escrever sobre o ovo uma mensagem promissora. Para isso, são utilizados vários grafismos (desenhos de animais, flores, geométricos entre outros), cada qual com o seu significado. Cada forma, cada cor, está impregnada de umsimbolismo que, por sua vez, gera sentimentos positivos em quem os vê. O trabalho artesanal não é somente poesia. Existem ovos simplesmente decorados com figuras geométricas e cores escolhidas ao acaso, apenas para se conseguir uma composição agradável e para comercialização. Mas as legítimas pêssankas trabalhadas com cunho artesanal são cheias de simbolismo, tal como num poema, que tenta mostrar o interior, o espírito, a essência. Isto é poesia.
Na história do povo ucraniano sempre esteve presente uma tradição de colorir ovos na época em que o Sol voltava triunfante, eliminando a neve que cobria a rica terra negra da Ucrânia. Em escavações arqueológicas, foram encontrados indícios desta arte há mais de 3.000 anos antes de Cristo e, naquela época, eram utilizadas ferramentas muito rústicas para se confeccionar uma pêssanka. A explicação para o interesse antigo do ser humano pelo ovo está no facto deste possuir uma magia incrível, pois de uma forma simples e rude, surgiria a vida.
O ovo, portanto, simboliza o princípio de todas as coisas, a criação da vida. Ele está em todas as tradições religiosas, das mais antigas às contemporâneas.

                                                                               
Ao centro pêssanka de avestruz com pintura fóclorica da moça de Kiew na saudação Previt do pão e sal. A esquerda atrás pêssanka de gansa, a frente pêssanka de galinha, pintura típica milenar da Ucrânia. A direita, Pêssanka Bomboniere em madeira.   
 
                                                                                                                                                                                                                                                      
Pêssanka a direita confeccionada em ovo de gansa e a esquerda em ovo de galinha naturais. Motivos típicos da cultura milenar ucraniana, pintados pela artista Alice de Fátima Noga.                         






Ao centro pêssanka de avestruz com pintura fóclorica de um rapaz Kossako de Kiew . A esquerda atrás pêssanka de gansa, a frente pêssanka de galinha com pinturas típicas da arte milenar da Ucrânia. A direita, Pêssanka Bomboniere em madeira.






Pêssankas de avestruz, atrás pintura de um soldado kossako e a frente o símbolo da fertilidade na Ucrânia (galo). 




Pêssankas de avestruz. Ao fundo com pintura típica da moça de Kiéw com a saudação do pão e sal (Previt). A frente com as típicas flores de papoulas dos montes cárpatos ucranianos. 







Pêssankas Polonesas - Pisánki ou Pisánka


História e origem Polonesa

É uma tradição pascal polonesa, que tem como significado a continuidade da vida e ressureição de Cristo.
Origem: A arte de colorir ovos pisanki, data do período milenar- representado as mensagens por meio de símbolos, "hierógiflos". A tradição de presentear ovos decorados vem desde os antigos povos pagãos. Era uma forma símbolica de dar as boas vindas ao sol, nos festejos de primavera, assegurando fertilidade, prosperidade e saúde, para os campos, rios, rebanhos e para o homem. Em si o ovo é símbolo de vida, com o batistmo da Polônia na religião católica foram inclusos símbolos ligados ao cristianismo. Com a páscoa, promessa de um mundo melhor e mais feliz, prepara-se essas pequenas obras de arte, para a benção tradicional dos alimentos nas igrejas,no sábado de aleluia, e no domingo de páscoa, o patriarca da faília, distribui aos seus descendentes como reverência a continuidade do gem, ou seja, a árvore geneálógica. A arte do pisanki, é um presente personalizado, uma vez que obrigatoriamente cada ovo tem um significado diferente.

Pisánki fócloricas polonesas em madeira, no pedestal ao centro, moça dançarina de Yorgów, a esquerda casal da região de Rzeszów e a direita casal da região de Wielkopolska. Pisánkis menores de ovos de galinha em madeira com motivos das  lendas folclóricas de Pan Twardowski e Lajkonik.


Pisánkis foclóricas polonesas em madeira com pedestal e castiçal, das diversas regiões da Polônia, Rzeszów, kaszuby,Wármya, Slásk , Silésia e lendas do Pan Twardowski e Laykonik.




Pisánki foclóricas no pedestal. Abaixo e ao centro em ovos de galinha em madeira com lendas de Pan Twardowski e Laykonik . A direita e a esquerda com motivos da flora polonesa em comemoração festiva a chegada da primavera. 





  


 Pêssankas Religiosas 

Pisánkis religiosas em madeira com imagem sacra da MATKA POLSKA CZESTOCHOWSKA. Ao centro pisánki bomboniere, a direita jaiko (ovo) de pata em madeira e a esquerda jaiko de galinha em madeira com a imagem bizantina de Nossa Senhora de Czwestochowa, (1o. ícone religioso).    


Peças sacras polonesas em madeira com imagem religiosa da REGINAE POLONAE - RAINHA DA POLÔNIA - MATKA POLSKA CZESTOCHOWSKA.
 Lendas e tradições das Pêssankas -Pisánki ou Pisánka


Nas aldeias polonesas e ucranianas até hoje, matém-se a tradição de fazer árvores de páscoa, ou lustres chamados "paiaki" no meio da sala- "izba", onde cada componente da família pendura a sua pissanki ou kraszanka, acreditando na força curativa, proteção da casa contra o fogo e destruição e contra os maus espíritos, o desenho da pisanki também exprimem os bons fluídos, elementos energéticos e protetores. Na Polônia e na Ucrânia, ainda hoje se fazem 39 e nove tipos diferentes, de acordo com sua regiões ou caráter tradicional.

Ainda é costume dizer que quando as pêssanka elaboras em ovos de galinha cru, sofre alguma queda ou impacto dentro de um ambiete familiar, significa que aquele ambiente foi purificado, livre de cargas negativas.


Significados das cores nas Pêssankas


Branca: Significa pureza, virgindade, inocência e nascimento. Pêssankas com fundo branco eram usadas no sepultamento de crianças.

Amarela: Simboliza pureza e luz, boa colheita e sabedoria.

Laranja: É o símbolo do sol. Representa poder, resistência, ambição. É a cor do fogo, a combinação do vermelho da paixão e o amarelo da sabedoria.

Vermelha: Considerada uma cor positiva, que demonstra vigor, esperança, felicidade e paixão. É a cor do sangue derramado e conta bravura, nobreza e entusiasmo. No simbolismo cristão significa o amor divino e a paixão de Jesus Cristo.

Verde: Representa a primavera, renascimento da natureza e a prosperidade do reino vegetal. Simboliza também felicidade e juventude.


Azul: Representa o céu, o ar que permite a vida, magia e juventude.


Marrom: Símbolo positivo, cor da terra e das longínquas montanhas. Tem conotação com a colheita, pois é a cor do outono.

Cinza: Não é uma cor positiva. Resultado das cores preta e branca, é utilizada para separar cores fortes.


Roxa: É a cor da alta vibração, sempre foi associada à nobreza. Na pêssanka, representa a fé e a confiança.

Preta: Representa a fidelidade absoluta, eternidade ou nascimento. É a cor que representa a escuridão antes da aurora. Nas pêssankas, preto, contrastando com vermelho, denota ignorância que nasce da paixão, enquanto em contraste com o branco significa a ignorância da mente.

Preta e Branca: Representa proteção do mal. Na Ucrânia, decoravam-se os ovos em preto e branco para honrar as almas dos falecidos da família.


Desenhos e Motivos




Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília