quinta-feira, 24 de agosto de 2023

PROJETO BIENAL DE VENEZA-1º/7/2023 a 24/11/2024 - Obra: Sagrada Ceia das Etnias

 

PROJETO BIENAL DE VENEZA-1º/7/2023 a 24/11/2024

Oscar D'Ambrosio (Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura, Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte), escreveu sobre o meu trabalho

Sagrada Ceia das Etnias, 2016

Eloir Jr. (@eloirjr.arteparanaense)

acrílica sobre tela

50 x 100 cm

As obras do artista curitibano se caracterizam por terem como fundamento pesquisas que valorizam a convivência entre diversas culturas no Estado do Paraná, tanto as indígenas como as escravizadas e as europeias. Nesta pintura, ao centro, no lugar de Jesus na Santa Ceia, está o cacique Guairacá. Ele, que teria dito “Co ivi oguereco yara!” (“Esta terra tem dono”), entre 1550 e 1601, liderou mais de 100 mil índios, enfrentando e derrotando os espanhóis, impedindo que eles conquistassem o atual território do Paraná. Ao lado dele, a imagem apresenta, como apóstolos da “Sagrada Ceia”, as etnias que formaram a região. A cena se dá em uma casa eslava, com diversos itens representativos dos povos da região, e, sobre a mesa, compondo o ambiente e unificando a alimentação da cena, há pinhões, tradicional símbolo do Estado.

Oscar D’Ambrosio

Foreigners Everywhere” (“Estrangeiros em todo lugar”), título para a 60ª Bienal de Veneza. Para o curador, o brasileiro Adriano Pedrosa, “artistas que são eles próprios estrangeiros, imigrantes, expatriados, diaspóricos, emigrados, exilados e refugiados”. A ideia do “straniero” – estrangeiro ou forasteiro – é parte integrante de seu conceito curatorial, referindo-se ao “artista queer, que se moveu em diferentes sexualidades e gêneros, muitas vezes sendo perseguido ou banido; o artista outsider, que se situa à margem do mundo da arte, assim como o autodidata e o chamado artista popular; ou como o artista indígena, frequentemente tratado como estrangeiro em sua própria terra”.

O objetivo deste projeto é acompanhar as discussões do evento: “O pano de fundo do trabalho é um mundo repleto de múltiplas crises relativas ao movimento e existência de pessoas entre países, nações, territórios e fronteiras, que refletem os perigos e armadilhas da linguagem, tradução e etnia, expressando diferenças e disparidades condicionadas pela identidade, nacionalidade, raça, gênero, sexualidade, riqueza e liberdade”, segundo o curador.

#arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #arteetnica #bienaldeveneza #artecontemporanea 


Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília