sexta-feira, 19 de abril de 2019

Eloir Jr. receberá medalha de Mérito Cultural


Divulgação

Na terça-feira, 23/04-Dia Mundial do Livro, as 19 h, o Instituto Cervantes de Curitiba, órgão cultural do Governo da Espanha, sedia um evento que reunirá poetas, escritores, artistas e declamadores do Paraná, onde será lançado a antologia "Texturas Poéticas" (minilivro), e serão lidos e declamados poemas dos autores desse livro. No evento Isabel Furini e Carlos Zemek, criadores do Projeto Poetizar o Mundo entregarão a Medalha de Honra ao Mérito ao artista plástico, professor, curador e colunista cultural Eloir Jr. "Nestes últimos anos, o trabalho de Eloir em prol das Artes ganhou visibilidade. Ele organiza eventos culturais e divulga os trabalhos de artistas de diferentes técnicas e estilos", relatam os organizadores. Agradeço muitíssimo a Isabel Furini e Carlos Zemek, pela lembrança de meu nome para tal honraria.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

День Україна - Курітіба - Бразилія! Dia da Ucrânia em Curitiba-PR-Brasil



O casal de artistas Carla Schwab e Eloir Jr., com a querida família de amigos e Embaixadores da Ucrânia no Brasil, Sr. e Sra. Rostyslav e Fabiana Tronenko e sua filha Mariana, durante a 3a. edição do Dia da Ucrânia em Curitiba.



Imagens de Roberto Barão.


Neste último final de semana, o Pavilhão Étnico do Memorial de Curitiba coloriu-se de azul e amarelo e celebrou a milenar Ucrânia com todo o resplendor de sua cultura eslava. O evento de dois dias foi impecavelmente organizado pela família Barvinok que nas pessoas de Solange Maria Melnyk Oresten, Sonia Sysak, Vera Alice Piaceski entre tantas outras, tornaram possível a terceira edição deste encontro cultural que ao som de Previt, kolomeikas, canções ritmadas por címbalos, banduras, flautas, violinos, entre outros, receberam carinhosamente o público com a tradição do pão e sal. Uma linda festa aconteceu com a presença de mais de uma dezena e meia de grupos folclóricos ucranianos de todo o Paraná, e também um internacional, vindo do nosso vizinho Paraguai, que apresentaram as mais lindas danças e vestuário típico de quase todas as regiões ucranianas. As tradicionais Pêssankas, que hoje são símbolos do nosso querido Estado, fizeram-se presentes nas mais diversas formas e escritas. Porcelanas típicas descansavam sobre elaborados rushnyks, Motankas desmistificavam-se aos olhares curiosos, postais retratavam a bela Ucrânia, acessórios e vestes ucranianas contribuíram ainda mais para o desfile de vyshyvankas que a maioria do público usou. Já a gastronomia era um convite especial ao paladar, pois o delicioso cheiro da culinária da velha Ucrânia, já nos abduzia na entrada do Memorial. Lá, Baba Olga nos esperava com deliciosos vareneks, holubtsis e demais sabores eslavos. Enfim, Carla Schwab e eu, celebramos a Ucrânia e encontramos muitos amigos queridos que fazem parte da nossa família folclórica. Parabenizamos a todos pela excelência do evento e agradecemos muitíssimo o convite para expormos juntos, o qual por motivos logísticos não conseguimos, mas estávamos lá brindando a tudo com um grande “Slava Ukraini”, “Heroyam Slava”! E temos a certeza de que o evento torna-se uma efeméride no calendário curitibano.


Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília