quinta-feira, 23 de maio de 2019

II BAIKA - Concurso Internacional de Contos Eslavos



A convite de Mariléia Gartner, doutora em literatura da Unicentro e uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos Eslavos desta Universidade Estadual do centro-oeste paranaense, ilustro com muita honra o cartaz do II BAIKA, concurso internacional de contos eslavos.

BAIKA” é mais um dos importantes projetos que o departamento de Letras do campus universitário de Irati/UNICENTRO desenvolve desde 2015, por meio das atividades do Núcleo de Estudos Eslavos/Nees Unicentro.
O projeto que objetiva promover espaço para a divulgação da cultura eslava, além de revelar novos talentos literários, nasceu em 2015 como uma proposta nacional e na edição de 2019 será desenvolvido em parceria com a Universidade de Varsóvia/Polônia, concretizando as atividades de Cooperação Internacional entre UNICENTRO & UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA também na extensão.
O projeto é coordenado pelas (os) professoras (as):Mariléia Gartner, Luciane Costa, Sônia Niewiadomski e Rodrigo Kovalski.

Mais informações e inscrição: https://evento.unicentro.br/site/iibaika/2019/1

A Edição 2015/2016 contou com inscritos de todo o Brasil, totalizando 34 narrativas coletadas, e foram premeados: 1. Cultura Polonesa (JOSÉ GENIVAL BEZERRA FERREIRA – Penedo/Alagoas; FRANCELISE MÁRCIA ROMPKOVSKI – Curitiba; ELAINE CRISTINA LATOCHESKI – São Bento do Sul/SC. 2. Cultura Ucraniana (LUIZ FRANCISCO GUIL – Prudentópolis/PR; VANDERLEI KROIN – Mallet/PR; JULIA MAFRON LOPES – Irati/PR).

Sobre Baba Yaga ou Baba Jaga – Velhinha e vovózinha Jadwiga. Ser sobrenatural do folclore eslavo, bastante presente nas culturas Polonesa, Russa, Ucraniana e de todo o leste europeu, talvez seja a mais poderosa e assustadora das bruxas. Voa montada num pilão e vive na floresta em uma cabana com pés de galinha. Com sua vassoura, apaga seus rastros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília