segunda-feira, 22 de outubro de 2018

MATRIOSHKA LEÃO LOBO


Pintura em acrílica sobre tela, dimensão: 50x40 cm, ano 2018.
Divulgação

A convite do Produtor cultural e Diretor da Revista Paulista, jornalista Mauricio Coutinho, recebi com muita lisonja, o convite para pintar, dentro de minha assinatura artística, as tradicionais matrioshkas e babushkas, uma obra que retratasse o grande apresentador, jornalista, radialista e ator Leão Lobo. Então surgiu a Matrioshska Leão Lobo, em traje típico ucraniano, num cenário paranista em um passeio cultural pelo calçadão curitibano em petit-pavé pinhão entre lambrequins e gralhas azuis.
Nota pronunciada na imprensa. “A arte transcende fronteiras - Um dos mais renomados artistas plásticos do País, Eloir Jr., residente em Curitiba e lídimo representante das artes eslavas, principalmente a ucraniana, produziu, dentro de seu tradicional e premiado estilo de pintura, a obra enfocando o jornalista, apresentador, radialista e ator Leão Lobo, que apresenta-se - atualmente - no programa do Ratinho, todas as segundas e no Fofocalizando diariamente, ambos pelo SBT.

Emocionado, Leão amou e agradeceu a honraria, ponderou sobre os traços marcantes da tela e afirmou que ela terá lugar especial em sua galeria de troféus e homenagens situadas num canto assim produzido na residência”.


4a. Edição - Exposição Nacional - Arte sobre caixa de fósforos


segunda-feira, 3 de setembro de 2018

M A T R I B O S S A



MATRIBOSSA” -Trabalho em acrílica sobre tela P.E.T., com dimensão: 80x60cm, ano 2018.
Obra criada para compor a exposição "A Bossa, é Nossa!", durante a 12a. Primavera dos Museus, no Espaço Cultural IPO.

Dentro de sua assinatura artística, as tradicionais matrioshkas e Babushkas, o artista as retrata no interior de um violão, um passeio pictórico pelos calçadões de Copacabana e Ipanema, tendo como cenário a presença paranista através das rosáceas de pinhão. “Samba de uma nota só”, faz referência as sete notas musicais, representadas pelas matrioshkas cantantes, cuja famosa canção é musicalizada por Tom Jobim com letra de Newton Mendonça.
Link para letra e clip da canção Samba de Uma Nota Só:
https://www.letras.mus.br/joao-gilberto/972705/


quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Arte Eslava na Loja Oficial do Parque das Pedreiras-Curitiba-PR



Produtos criados e idealizados por mim sobre a presença das culturas polonesa e ucraniana em Curitiba, já podem ser adquiridos! 

Confeccionadas em madeira, as pêssankas (ucranianas) e pisankis (polonesas) estão disponíveis em diversos tamanhos e expressam símbolos, ícones religiosos e personagens folclóricos, já as matrioshkas formam conjuntos com cinco bonecas decoradas que ambientam e dão o charme eslavo a loja e, o privilégio de serem assinadas e exclusivas.



Inaugurada há quase dois meses, com projeto de interior do arquiteto e cenógrafo Felipe Guerra e com arquitetura leve e minimalista, a loja faz parte do novo portal de entrada do Parque, complexo que compreende a Pedreira Paulo Leminski e o Ópera de Arame.
Lá você encontra produtos feitos 100% por designers, artistas plásticos e artesãos locais e independentes, exclusivamente convidados a compor o métier, abordando temáticas como: música, natureza, a cidade de Curitiba e seus símbolos ou simplesmente artigos criativos idealizados pela nossa gente.
A construção e idealização do espaço é uma iniciativa em parceria entre DC Set, concessionária do Parque das Pedreiras, e Futura Fonte, empresa produtora de projetos culturais e operadora da Loja Oficial.



terça-feira, 7 de agosto de 2018

Matrioshka "Frida La Katrina com Gralha Azul"


Obra em acrílica sobre tela
60x50 cm

Trabalho criado para compor o acervo da Sala/Museu Homenagem a Frida Kahlo - Artista Mulher Símbolo de Superação, em Curitiba-PR

Com iniciativa do Instituto Casa de Apoio ao Artista, o projeto de vanguarda idealizado pela curadora, artista e empreendedora cultural Vera Itajaí, laureia os artistas apoiadores com uma Comenda e Certificado Artista Amigo Fundador da Sala/MUHFK e, torna-se um novo movimento contemporâneo baseado nas vivências desta artista mexicana.

O Espaço criado, estará recebendo visitação pública, de colégios/escolas públicas e particulares.
Haverá também um concurso de pintura da Frida Kahlo, com os alunos adolescentes, onde o corpo de júri será composto por três artistas Amigos Fundadores da Sala/Museu Homenagem a Frida Kahlo.




quarta-feira, 25 de julho de 2018

Painel Matrioshkas de Curitiba



Painel com dimensão de 2mx3m, elaborado pelo artista plástico curitibano Eloir Jr., onde sua assinatura artística, as tradicionais Matrioshkas e Babushkas que representam as etnias no Paraná, compõem um cenário paranista num passeio cultural entre o nosso calçadão em petit-pavé pinhão, araucárias, lambrequins e gralhas azuis.
Local: CMEI Conjunto Araguaia
Curitiba-PR




segunda-feira, 18 de junho de 2018

M A T R I O S H K A S



É a minha recente exposição individual que inaugura esta semana no Espaço Cultural IPO. A coletânea conta com 16 trabalhos, dividida em dois repertórios: o lúdico, onde surgem referências a grandes personalidades artísticas e folclóricas, como Frida Kahlo e La Katrina, que figuram entre ornatos grafitados e policromáticos, e o sacro, com figurações de santos católicos no interior das matrioshkas em paisagens urbanas e paranistas.

Serviço:
Exposição “Matrioshkas” de Eloir Jr.
De: Junho a Setembro/2018
Horário Livre
Local: Espaço Cultural do Hospital IPO
Endereço: Rua Goiás, 60 - Água Verde
41 – 3314-1500
Curitiba-PR
Entrada franca

Sobre o Espaço Cultural IPO: 
Fundado há 4 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos três anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilingue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.


segunda-feira, 7 de maio de 2018

Babuszka Santa Escrava Anastácia

 
Babuszka Santa Escrava Anastácia
Acrílica sobre tela - 90x60 cm

Dentro da 16ª Semana Nacional de Museus, este trabalho faz parte da exposição coletiva ”A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”, no Espaço Cultural IPO. A mostra busca resgatar esta memória cultural que enriquece há séculos a expressão negra, e será inaugurada durante a semana de museus, celebrando o dia internacional do Museu em 18/05, permanecendo por 30 dias. 

Serviço:
Exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”
De: 13/05 a 14/06/2018 - Horário Livre
Local: Espaço Cultural IPO
Endereço: Rua Goiás, 60 - Água Verde
Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR
Entrada franca

Sobre a Escrava Anastácia
Dentro de sua assinatura artística, as tradicionais matriochkas e Babuchkas, o artista retrata um ícone da fé e da cultura afro-brasileira.
Cultuada como santa e heroína, a escrava Anastácia é considerada uma das mais importantes personalidades religiosas negras da história escravista do Brasil. Sua existência foi um combinação de luta com bravura, resistência, doçura, beleza e fé. Em versões populares e antigas escritas ou registros, narram sobre uma bela mulher negra de olhos azuis, que não cedeu aos apelos sexuais de seu senhor e, por isso, foi estuprada e recebeu a mordaça de folha de flandres e a gargantilha de ferro. Anastácia nasceu em 12 de maio de 1740, viveu na Bahia e em Minas Gerais e foi levada ao Rio de Janeiro, sua data e local de morte são incertos, mas sabe-se que seus restos mortais encontram-se na Igreja do Rosário no centro da capital fluminense. A luta de Anastácia contra a escravidão e assédios transformou-se em exemplo e até hoje sua força inspira a fé de milhares de devotos que comemoram seu dia em 12 de maio.





quinta-feira, 19 de abril de 2018

Eloir Jr. ilustra o Selo Comemorativo ao Jubileu do Museu Municipal Cristóforo Colombo


Crédito: Secretaria de Comunicação de Colombo-PR
Na foto da esquerda para direita, o vereador e presidente da Câmara Municipal Vagner Brandão, o artista Eloir Jr.,  o coordenador do Museu, Fábio Machioski e o Vereador Issa da Paixão. 

Crédito: Secretaria de Comunicação de Colombo-PR

Na foto da esquerda para direita, o aritsta Eloir Jr., Rita Straioto, diretora do departamento de Cultura do município e o coordenador do Museu, Fabio Machioski.

A obra foi feita especialmente para o aniversário do Museu e fará parte do Selo Comemorativo dos 10 anos de sua existência.
No próximo dia 28 de abril, o Museu Municipal Cristóforo Colombo localizado no Parque da Uva em Colombo-PR, completa 10 anos de existência e em comemoração ao seu aniversário, o artista plastico curitibano Eloir Jr. presenteou-o na tarde de terça-feira, 17/04, com uma de suas criações artísticas. 

A obra, criada especialmente para a centenária casa que abriga o Museu, retrata em acrílicas e padrão stencil decorativo sobre tela, a fachada arquitetural com seus tradicionais lambrequins brancos, num cenário de paisagem paranista com araucárias e uma revoada de gralhas azuis, onde sua assinatura artística, as famosas e tradicionais babuszkas, vestidas em trajes típicos italianos e carregando cestas com uvas, remetem não só a colonização italiana local, mas também a polonesa, cujas figurações interagem em primeiro plano na obra e marcam a presença cultural destas etnias, explica o artista.
Esta ponte cultural entre minha cidade natal, Curitiba, com o Município de Colombo, mais a celebração do aniversário do Museu, amalgamam a rotina e agenda cultural dos dois municípios, brindando a todos com muita arte, e coloco ainda que foi um prazer elaborar este trabalho e presenteá-lo ao Museu , pois engrandece o nosso Paraná e fortifica o labore cultural, e não há nada melhor que uma obra de arte ser recebida, hospedada e apreciada em um local próprio a ela”, conclui Eloir Jr.

Segundo o Coordenador do Museu Municipal Cristóforo Colombo, Fábio Luiz Machioski, a obra foi feita especialmente para o aniversário do Museu, fazendo parte das comemorações do jubileu e a partir da imagem será confeccionado o Selo Comemorativo aos 10 anos de sua existência.

O evento de entrega da obra e recepção ao artista, contou com a presença das artistas de Curitiba, Carla Schwab (esposa de Eloir Jr.) e Ana Lecticia Mansur, a mídia municipal, o jornalista Ivan de Colombo e diversas autoridades locais, sendo elas: o vereador e presidente da Câmara Municipal Vagner Brandão, Vereador Issa da Paixão, Rita Straioto, diretora do departamento de Cultura do município, e o Secretário de Comunicação Waldirlei Bueno.

Crédito: Secretaria de Comunicação de Colombo-PR
Mais sobre o Museu

Localiza-se no Parque Municipal da Uva em Colombo-PR, é uma casa centenária fundada em 1905 e reaberta ao público como Museu em 2008.
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771
Colombo-PR
Telefone: 3656-6612
https://www.facebook.com/Museu-Municipal-Crist%C3%B2foro-Colombo-624055641043387/

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

"Pêssankas, a Arte Milenar da Ucrânia” na Estação São Bento em SP



Em comemoração aos 27 anos de independência da Ucrânia e 127 anos da imigração ucraniana no Brasil, o Consulado Honorário da Ucrânia em SP e a Sociedade Ucraniano-Brasileira “Unificação” realizam mais uma edição da Exposição Oficial "Pêssankas, a Arte Milenar da Ucrânia”, na Vitrine Cultural do Metrô São Bento, Linha Azul, até 30 de março.
A mostra faz parte do projeto Linha da Cultura do governo do Estado de São Paulo, e ocorre pelas estações do metrô, e nesta edição está exposta na Vitrine Cultural.

Com trabalhos exclusivos do artista curitibano Eloir Jr., que representa a cultura eslava de seu Estado natal, o Paraná, a coletânea aborda toda a tématica cultural da milenar Ucrânia, reunindo obras em pintura sobre tela, as tradicionais pêssankas e o artesanato no geral, narrando a história, a fé, a tradição e os costumes daquele País. Há mais de meia década o artista leva ao público da capital paulista e interior esta peculiar exposição, tendo apresentado-a também em algumas capitais brasileiras, o que lhe valeu o diploma de Mérito Cultural, conferido pelos organizadores do evento no Estado de São Paulo.
“A importância de uma exposição como esta, é firmar, aproximar e levar informações ao público sobre a história da colonização do nosso País, em especial a Região Sul, onde no Paraná os imigrantes ucranianos se estabeleceram em maior número, e hoje, através de seus descendentes, continuam a colaborar com o crescimento e a cultura do Brasil”, comenta o artista Eloir Jr.

Curadoria: Jornalista Maurício Coutinho / Produção Cultural: Mara Porto
Apoio Cultural: Sincoplastic, Consulado Honorário Ucrânia/SP e Sociedade Ucraniano-Brasileira Unificação, Jornalista Olga Samila, Raquel Zanelatto e Prefeitura de Itaiópolis-SC
Informações: 011 99803.9796 - mauricioimprensa@yahoo.com.br



sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

"São Paulo, A Estação do Carnaval", com obras de Eloir Jr.

 
Divulgação

"SÃO PAULO, A ESTAÇÃO DO CARNAVAL" na estação da Sé do metrô-linha azul

Com a série “Matriochkas do Carnaval de Outrora”, o artista plástico curitibano Eloir Jr., participa da exposição do projeto da linha da cultura na capital paulista.
A exposição "São Paulo, A Estação do Carnaval" apresenta a temática da Folia de Momo, por meio de painéis fotográficos com as inúmeras personagens que compõem o cotidiano dos sambistas.
É uma homenagem ao trabalho das pessoas que fazem de tudo para o crescimento do samba em São Paulo. A mostra que também é extensiva a comemoração do aniversário da cidade, traz ao público em geral os mais belos momentos provenientes dos desfiles das escolas de samba, dos blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e muita arte.

Produção: Maurício Coutinho / Mara Porto
Arte: Marcelo Dias
Patrocínio: Sincoplastic / Casa Castro
Realização: Coutinho Eventos - www.coutinhoeventos.com.br

Período expositivo: de 10/01 a 28/02/2018.


 Matriochkas Arlequim e Pierrot, de Eloir Jr.

Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília