quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Rocío Del Carmem -“A Justiça Flamenca”

Minha recente produção em acrílica sobre tela, com dimensão de 50x40 cm, é um presente para o meu genro advogado, Bruno, e homenageia minha filha Natasha, sua namorada e dançarina flamenca do Luna de Sevilla, do Centro Espanhol do Paraná, e que aprecia o nome ibérico Rocío, e Del Carmem, nome de minha avó materna, espanhola de Sevilha-Andaluzia, Maria Del Carmem Padilla, no Brasil, registrada como Maria do Carmo Padilha, e por todos conhecida como Dona Carmem, e para mim, seu neto, nossa querida vó Carmem.

Em tons e vestes hispânicas, surge a Justiça flamenca, usando peineta dourada com rosa vermelha no alto de um coque, venda transparente sobre os olhos e brincos em balanças douradas, símbolos do curso de Direito e equilíbrio na justiça. O calçadão paranista em petit-pavé, sugere um leque sevilhano, e o pinhão a espada, outro símbolo da advocacia.

#arteeloirjr #arteparanaense #artecuritiba #arteespanhola #justicaflamenca #justica #direito #sevilhana #direitoeaarte #espanha #sevilla #andaluzia


 

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Artista curitibano, Eloir Jr., participa de livro no Rio de Janeiro, Música no Museu, 25 anos, uma vida, por Sérgio da Costa e Silva.

 

Rio de Janeiro em festa para o lançamento do livro Música no Museu, 25 anos, uma vida, escrito por Sergio Costa E Silva.

Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos mais representativos museus no mundo como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre (Paris), Prado (Madrid).

Artistas internacionalmente renomados, como Ziraldo, Miguel Paiva, Vergara, Carlos Bracher e a curadora Sonia Madruga, já ilustraram o projeto. E do sul do Brasil, o artista curitibano, Eloir Jr., assinou a capa para VII Festival Internacional de Sopro, com a obra "Matrioshkas Musicais" (figurações eslavas que são a sua assinatura artística). Agradeço o nobre convite e a minha participação, desejo muito sucesso a todos. Parabéns queridos, Sonia Madruga e Sérgio da Costa e Silva.


Sobre a obra de Eloir Jr.

Eloir Jr. criou a obra “Matrioshkas Musicais” (figuração eslava que compõe sua assinatura artística), uma notória característica pictórica e icônica que denotam a origem popular e cultural da imigração ucraniano-polonesa no Estado do Paraná, para ilustrar o VII Festival Internacional de Sopros, no Rio de Janeiro, em novembro de 2014. As figurações em forma de bonecas, representam a unidade e convívio familiar sob regência de uma grande matriarca (mãe, pai, e filhos), que neste trabalho estão unidos em teor cultural através da música. Na ambientação da obra destaca-se em último plano uma rosácea gótica onde encontram-se a Matrioshka Mater representando uma cantora soprano, a Pater tocando flauta transversal e os filhos em acompanhamento musical tocando clarinete e saxofone, onde claves de sol e notas musicais circulam.


Serviço:
Título: “Música no Museu – 25 anos, uma vida”
Autor: Sérgio da Costa e Silva
Editora: Carpex
Lançamento: 04/12/2023 as 19h
Formato: 21 X 29,7 cm
Número de páginas: 260
Preço: R$ 170, 00

#livrariatravessaipanema #arterj #musicanomuseu #musicanomuseu25anos #livromusicanomuseu25anosumavida #arteeloirjr #artecuritiba #arteparanaense #arteeslava #culturaliteraria 


domingo, 26 de novembro de 2023

Entrevista ao curso de Pós-Graduação em Moda, da Universidade Positivo

 


Novembro está repleto de pautas universitárias, no qual concedi entrevistas on-line em meu atelier, a da vez foi para a pós-graduanda em Moda da UP, Nicole Trevisan.

Minha produção autoral, inspirações, estilos, upcycling, sustentabilidade e a influência paranista e eslava que resultam na tendência Boho, Folk e Kitsch que crio, foram as temáticas, e são criações a partir do resíduo industrial, reaproveitamento de materiais, como: tecidos, aviamentos, roupas e acessórios, desde a desconstrução da peça, até o resultado final em um novo, exclusivo e confortável produto cheio de conceitos, e isto é upcycling, técnica que faz parte da oficina de moda que ministro na Associação Cultural Solar do Rosário. E no final, livre para acrescentar, coloquei que espero que esta maratona garimpando em brechós seja rotineira, e não somente um ato fashionista, que tenham cada vez mais consciência sobre o reuso, pois frequento brechós há muitas décadas, quando ainda era tabu usar roupas usadas, e somente agora vejo o amadurecimento de uma classe consumista em relação a second hand.

#modaup #posgraduacaomodaup #universidadepositivo #arteeloirjr # #artecuritiba #arteparana #modaeloirjr #modaparana #modacuritiba #upcycling #secondhand #customizacaoemmoda #solardorosariocuritiba #oficinadeupcyclingsolardorosario


Cultura Polonesa no Colégio Marista Anjo da Guarda 28ª Festa do Povo Paranaense

 





A convite de uma das turmas do Colégio, apresento a minha produção artística e acervo cultural sobre a Polônia, são obras que narram lendas, as tradicionais pisanki e babushkas, que representam essa cultura eslava, tão rica e pujante em nossa cidade e Estado.

A Festa do Povo Paranaense é uma forma de conhecer e celebrar todos os povos que aqui se estabeleceram, enfatizando a importância de aprender a conviver, de forma positiva, com a diversidade cultural e étnica.

Um pouco da cultura, costumes, valores, crenças, tradições e gastronomia são ricamente apresentados nesta mostra cultural, valorizando em detalhes a milenar Polônia.

Parabéns a todos pela bela coletânea e apresentação.

Agradeço o convite e participação com meu trabalho, desejo muito sucesso a todos.

#artepolonesa #arteeslava #arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #colegiomaristaanjodaguarda #28festadopovoparanaense 


















domingo, 19 de novembro de 2023

Entrevista ao curso de Jornalismo da UFPR

 


Concedi entrevista on-line em meu atelier, para a estudante de jornalismo da UFPR, Maíra Becker.

A matéria abordada pela acadêmica, incluiu minha produção artística, relatos biográficos, a descoberta de minha temática eslava e paranista, entre outros assuntos sobre arte e cultura na contemporaneidade. E no final, em um jogo rápido de palavras, ela me pediu para sintetizar em uma palavra o que produzo, respondi pinhão, pois para mim é a semente de todo o nosso bioma, fonte de inspirações, fruto e símbolo do nosso querido Paraná, onde todas as etnias comungam. Parabéns Maíra, sua profissão nos faz notícia! Muito obrigado!

#jornalismoufpr #jornalismoparana #ufpr #arteeloirjr #arteeslava #artepolonesa #arteucraniana #artecontemporanea #artecuritiba #arteparana

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Novembro Azul - Prevenção é Vida!

Mês da conscientização da saúde do homem.

A praça 19 de Dezembro, conhecida pelos curitibanos como Praça do Homem Nu, celebra nesta minha pintura, a conscientização da saúde masculina no novembro azul em Curitiba-PR

O homem paranaense e a justiça (icônico casal de pedra), criados por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, tornam-se azuis como o painel de Poty Lazzarotto, que serpenteia os monumentos na praça, sob o cuidado da Gralha Azul (ave símbolo do Paraná).

Obra em acrílica sobre tela P.E.T. - 86x44cm

#arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #artecontemporanea #novembroazul #saudemasculina #prevençãoaocancermasculino #mesdaconscientizaçaodasaudemasculina


 

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Arte Postal Primaveril 2023

 




“Todas as Flores de Marilyn”

(Costura, tecido, colagem e acrílica sobre papel cartão)





“Trigo em Flor na Ucrânia”

(Acrílica sobre papel cartão)

É primavera no hemisfério sul, e a Campanha Doe Uma Flor, idealizada pela artista visual e colunista cultural Katia Velo, celebra sua 9ª edição. Neste ano conta com a participação de artistas visuais, pets e inúmeros simpatizantes desta ação. A ideia é polinizar com alegria, muita arte, vida e cor, celebrando a estação mais florida.

#campanhadoeuma #doeumaflor #primavera2023 #arteeloirjr #artepostal #artepostalprimaveril #arteucraniana #arteeslava #artecuritiba #arteparanaense



quinta-feira, 24 de agosto de 2023

PROJETO BIENAL DE VENEZA-1º/7/2023 a 24/11/2024 - Obra: Sagrada Ceia das Etnias

 

PROJETO BIENAL DE VENEZA-1º/7/2023 a 24/11/2024

Oscar D'Ambrosio (Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura, Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte), escreveu sobre o meu trabalho

Sagrada Ceia das Etnias, 2016

Eloir Jr. (@eloirjr.arteparanaense)

acrílica sobre tela

50 x 100 cm

As obras do artista curitibano se caracterizam por terem como fundamento pesquisas que valorizam a convivência entre diversas culturas no Estado do Paraná, tanto as indígenas como as escravizadas e as europeias. Nesta pintura, ao centro, no lugar de Jesus na Santa Ceia, está o cacique Guairacá. Ele, que teria dito “Co ivi oguereco yara!” (“Esta terra tem dono”), entre 1550 e 1601, liderou mais de 100 mil índios, enfrentando e derrotando os espanhóis, impedindo que eles conquistassem o atual território do Paraná. Ao lado dele, a imagem apresenta, como apóstolos da “Sagrada Ceia”, as etnias que formaram a região. A cena se dá em uma casa eslava, com diversos itens representativos dos povos da região, e, sobre a mesa, compondo o ambiente e unificando a alimentação da cena, há pinhões, tradicional símbolo do Estado.

Oscar D’Ambrosio

Foreigners Everywhere” (“Estrangeiros em todo lugar”), título para a 60ª Bienal de Veneza. Para o curador, o brasileiro Adriano Pedrosa, “artistas que são eles próprios estrangeiros, imigrantes, expatriados, diaspóricos, emigrados, exilados e refugiados”. A ideia do “straniero” – estrangeiro ou forasteiro – é parte integrante de seu conceito curatorial, referindo-se ao “artista queer, que se moveu em diferentes sexualidades e gêneros, muitas vezes sendo perseguido ou banido; o artista outsider, que se situa à margem do mundo da arte, assim como o autodidata e o chamado artista popular; ou como o artista indígena, frequentemente tratado como estrangeiro em sua própria terra”.

O objetivo deste projeto é acompanhar as discussões do evento: “O pano de fundo do trabalho é um mundo repleto de múltiplas crises relativas ao movimento e existência de pessoas entre países, nações, territórios e fronteiras, que refletem os perigos e armadilhas da linguagem, tradução e etnia, expressando diferenças e disparidades condicionadas pela identidade, nacionalidade, raça, gênero, sexualidade, riqueza e liberdade”, segundo o curador.

#arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #arteetnica #bienaldeveneza #artecontemporanea 


terça-feira, 8 de agosto de 2023

Madona Eslava

 

Em vestes ucranianas, Nossa Senhora e o Menino Jesus se apresentam, sob auréola com ornato em pinhão.

Acrílica sobre tela

30x25 cm

Acervo: Rose Lampert

#slavaukraini #arteparanaense #arteeslava #artesacra #artecuritiba #arteeloirjr #arteucraniana


sexta-feira, 2 de junho de 2023

6º Salão de Artes Visuais de Pinhais - Obra selecionada


Estou muito feliz por ser um dos artistas selecionado para o 6º Salão de Artes Visuais de Pinhais-PR

Obra/Objeto: “Putin não nos assusta!”- Batalhão de Babushkas

Artista: Eloir Jr.

Técnica: pintura em acrílica sobre madeira.

Dimensão: 15 x 19 x 08 cm o conjunto todo.

No contexto do conflito instaurado em 2022, as Babushkas (assinatura artística de Eloir Jr. e carinhosa denominação eslava para vovós), são as tradicionais bonecas de encaixar umas nas outras, típicas figurações do leste europeu e suporte em que o artista as transforma em um batalhão a defender a Ucrânia. Elas trocaram seus múltiplos ofícios por armas bélicas. Pincéis e palcos ficaram abandonados enquanto elas vestem as cores nacionais (azul e amarelo) para lutar contra a invasão russa, buscando preservar as suas tradições, cultura e família.

#arteparanaense #artecuritiba #artepinhais #semelpinhais #salaodeartesvisuaispinhais #arteeloirjr #paznaucrania #stopwar #babushkas








 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A Galeria de Arte do Solar do Rosário, apresenta a série Eslava e Paranista do Artista Eloir Jr.

Panorama expositivo no Solar do Rosário

Presença Ucraniana - Eloir Jr.

Presença Polonesa - Eloir Jr.

Passeio na Primavera - Eloir Jr.



Baba Yaga e Espírito Santo Paranaense - Eloir Jr.



 

A Galeria de Arte da Associação Cultural Solar do Rosário, em Curitiba-PR, apresenta minha recente produção da série eslava e paranista. As tradicionais Babushkas, minha assinatura artística, são ricas em cores, detalhes e simbologias, e no conjunto representam a fé, a família, a cultura, o folclore e as tradições das milenares Polônia e Ucrânia, muito presentes em nossa aculturação. As obras podem ser vistas e adquiridas na Galeria do Solar do Rosário, sita a rua Lourenço Pinto, 500, 7º/8º andar, Centro, das 9h30 às 20h, telefone: 41 3225-6232. Agradeço a diretoria e colaboradores do Solar do Rosário, pelo carinho, apreço e exposição de meus trabalhos.

#solardorosario #galeriasolardorosario #arteparanaense #artecuritiba #arteeslava #arteeloirjr #artepolonesa #arteucraniana #arteparanista #folcloreeslavo #babushkas #babushkasdeeloirjr

Natasha e Olenka Babushka - Publicação cultural do crítico de arte Oscar D'Ambrósio

Natasha Babushka” e “Olenka Babushka”

acrílica sobre telas P.E.T.

80 x 60 cm (cada)

Publicação cultural sobre o meu trabalho, de Oscar D'Ambrosio, Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura, Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

Gentis tradições, de Eloir Jr. (@eloirjr.arteparanaense)

As duas obras do artista visual curitibano Eloir Jr. se complementam por trazer elementos de sua pesquisa sobre as migrações polonesa e ucraniana no Estado do Paraná. Ele traz as suas filhas, “Natasha Babushka e Olenka Babushka”, representando esses povos, com diversos símbolos regionais.

O revestimento conhecido como petit-pavé, a araucária, os lambrequins e os pinhões, de maneira mais realista ou estilizada, são ícones utilizados pelo pintor para criar ambientes vinculados a esses povos. Especificamente nestes trabalhos, as figuras femininas oferecem o pão e o sal.

O pintor retoma assim uma tradição em que os donos da casa recebem, com esses alimentos, os convidados, que devem pegar um pedacinho do pão e mergulhá-lo no sal. É estabelecida assim uma especial relação de gentil, carinhosa e sólida confiança entre o visitante e o proprietário de um local.

Essa troca pura e sincera de agrados torna-se a metáfora da prosperidade (o trigo, associado ao pão) e de afastar os maus espíritos (a proteção do sal). As obras de Eloir Jr., assim, ao valorizarem culturas do Paraná, alertam para o papel da arte para consolidar tradições que fundamentam valores que auxiliam a construir uma sociedade harmônica.

Oscar D’Ambrosio



 

Babushka Nossa Senhora Aparecida - Nossa Mãe

 

Nossa Mãe
Acrílica sobre tela
40x30 cm
Artista: Eloir Jr.

SLAVA UKRAINI DO PERPÉTUO SOCORRO

100 anos de Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no mundo.

Projeto de Victor Sálvaro

Artista: Eloir Jr.

Obra: Slava Ukraini do Perpétuo Socorro

Devota: Helen Maria

O centenário de Novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Mundo, a ser realizado em Curitiba-PR, é um projeto idealizado por Victor Sálvaro, com a ideia de materializar a Mãe fisicamente com suas vestes, criadas pelo estilista Edson Neddel, e conta com seis devotas sendo fotografadas e produzidas pela equipe multimídia do idealizador. As imagens realizadas foram impressas em canvas, e terão a interferência artística de doze renomados artistas. As obras produzidas serão vendidas com os valores revertidos 100% para o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba. Agradeço muitíssimo a Victor Sálvaro, pela minha participação neste belo projeto cultural, sacro e devocional.

Sobre a obra de Eloir Jr.

Slava Ukraini do Perpétuo Socorro”

Coroada com vinotchok(coroa ucraniana de flores com fitas coloridas) e resplendor em pinhões velados em dourado, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro surge entre gralhas azuis simbolizando os arcanjos, em um cenário grafitado nas cores nacionais ucranianas, desce sobre o calçadão petit-pavé pinhão em vestes com signos eslavos e, seu manto abre-se em acolhimento, orações e solidariedade com mensagens em cirílico de paz e glória a Ucrânia.

#arteeslava #arteucraniana #projetocultural #santuarionossasenhoraperpetuosocorro #100anosnovenanossasenhoraperpetuosocorro #artecuritiba #arteeloirjr #slavaukraini #StopWarinUcraina 


 

100 anos de Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no mundo-Slava Ukraini do Perpétuo Socorro

 

Slava Ukraini do Perpétuo Socorro - Artista: Eloir Jr.



100 anos de Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no mundo.

Projeto de Victor Sálvaro

Artista: Eloir Jr.

Obra: Slava Ukraini do Perpétuo Socorro

Devota: Helen Maria

O centenário de Novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Mundo, a ser realizado em Curitiba-PR, é um projeto idealizado por Victor Sálvaro, com a ideia de materializar a Mãe fisicamente com suas vestes, criadas pelo estilista Edson Neddel, e conta com seis devotas sendo fotografadas e produzidas pela equipe multimídia do idealizador. As imagens realizadas foram impressas em canvas, e terão a interferência artística de doze renomados artistas. As obras produzidas serão vendidas com os valores revertidos 100% para o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba. Agradeço muitíssimo a Victor Sálvaro, pela minha participação neste belo projeto cultural, sacro e devocional.

Sobre a obra de Eloir Jr.

Slava Ukraini do Perpétuo Socorro”

Coroada com vinotchok(coroa ucraniana de flores com fitas coloridas) e resplendor em pinhões velados em dourado, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro surge entre gralhas azuis simbolizando os arcanjos, em um cenário grafitado nas cores nacionais ucranianas, desce sobre o calçadão petit-pavé pinhão em vestes com signos eslavos e, seu manto abre-se em acolhimento, orações e solidariedade com mensagens em cirílico de paz e glória a Ucrânia.

#arteeslava #arteucraniana #projetocultural #santuarionossasenhoraperpetuosocorro #100anosnovenanossasenhoraperpetuosocorro #artecuritiba #arteeloirjr #slavaukraini #StopWarinUcraina

Procissão - Eloir Jr. - Artista: Eloir Jr. 


Publicação cultural de Oscar D'Ambrosio, crítico de arte, sobre a Babushka Palhaço Chic-Chic



Babushka Palhaço Chic-Chic

Pula Violeta, pula!

acrílica sobre tela

50 x 50 cm

A produção visual do artista curitibano tem como foco a cultura eslava da Polônia e Ucrânia, povos de grande importância na formação do Estado do Paraná. Dentro da estética das babushkas (avós), bonecas de madeira pintada que se encaixam uma sobre a outra, que o caracterizam, Eloir Jr. homenageia Chic-Chic, um famoso palhaço paranaense, passeando com sua cachorrinha de pano, Violeta, pelo calçadão petit-pavé. Esse nome era dado às pedras portuguesas utilizadas na pavimentação de calçadas nos anos 1930 e 1940, na região central de Curitiba, que comumente retratavam o pinhão, a semente da araucária, árvore nativa do Estado. O palhaço Chic-Chic, com seu bordão “Pula, Violeta, pula” era vivido por Otelo Queirolo. Ao falecer, em 1967, foi substituído por Chic-Chic Júnior, interpretado por seu sobrinho, Lafayette Queirolo, que morreu em 1996. Ambos deixaram risonhas lembranças no público, que a imagem deste post eterniza.

Oscar D'Ambrosio

Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura, Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte, sobre o meu trabalho.


Citação poética sobre a obra Selfie das Babushkas, pelo crítico de arte Oscar D'Ambrósio

Selfie das Babushkas no Jardim Botânico de Curitiba

acrílica sobre tela

40 x 50 cm

"A araucária

observa a selfie

e

as flores

sorriem."

Oscar D’Ambrosio

Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura, Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte, é um importante intelectual da cultura nacional, o qual publicou este poético comentário sobre o meu trabalho da série Selfies. Agradeço muitíssimo!


 

Arte Manifesto-Batalha de Babushkas - Análise do crítico de arte Oscar D'Ambrósio

 

Batalhão de Babushkas Ucranianas, Putin não nos assusta!

pintura em acrílica sobre madeira

15 x 19 x 08 cm o conjunto todo

2022

Batalhão de Babushkas Ucranianas, Putin não nos assusta!

pintura em acrílica sobre tela da reciclagem de garrafas PET

20 x 20 cm

2022

F ... - SE Putin!”

pintura em acrílica sobre tela da reciclagem de garrafas PET

20 x 20 cm

2022

O artista visual curitibano Eloir Jr. criou uma arte-manifesto sobre a guerra na Ucrânia em suas partes. Dentro de sua temática habitual, que é a cultura eslava da Ucrânia e Polônia, povos muito presentes na colonização de Curitiba e do Estado do Paraná, as Babushkas, carinhosa denominação para vovós, são uma constante. Na primeira obra, no contexto do conflito instaurado em 2022, as tradicionais bonecas de encaixar umas nas outras, típicas figurações do leste europeu, são transformadas em um batalhão a defender a Ucrânia. Elas trocaram seus múltiplos ofícios por armas bélicas. Pincéis e palcos ficaram abandonados enquanto elas vestem as cores nacionais (azul e amarelo) para lutar contra a invasão russa, buscando preservar as suas tradições, cultura e família. No segundo trabalho, essas senhoras, geralmente afáveis, externam sua repulsão a Putin com gestos obscenos, palavrões e malcriações, como mostrar a língua, manifestando seu protesto pelas pessoas dizimadas pela guerra.

Oscar D’Ambrosio

Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura, Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte, é um importante intelectual da cultura nacional, o qual escreveu e publicou esta importante análise sobre a minha produção artística como arte manifesto, sobre a guerra na Ucrânia.

02/08/2022



Arte Manifesto “Batalhão de Babushkas Ucranianas “ e “F ... - SE Putin!”

 


Título: “Batalhão de Babushkas Ucranianas”-”Putin não nos assusta!”

Artista: Eloir Jr.

Técnica: pintura em acrílica sobre madeira.

Dimensão: 15 x 19 x 08 cm o conjunto todo.

Ano: 2022

As tradicionais bonecas de encaixar uma nas outras, típicas figurações do leste europeu, formam um batalhão de Babushkas (carinhosa denominação eslava para vovós), e estão à defender a sua terra natal, a Ucrânia. Assim como, artistas, cantores(as), bailarinos(as), trocaram seus palcos e pincéis por armas bélicas, as vovozinhas vestem-se da cor de sua bandeira nacional (azul e amarelo), e também vão ao front lutar contra a invasão russa e, preservar suas tradições, cultura e família.

#arteparanaense #arteeslava #arteucraniana #artecuritiba #arteeloirjr #artemanifesto#stopwar #slavaukraini #artecontemporanea #babushkasucranianas #babushkas #babushkasnofront #artegaleria #designart #artedesign


Arte manifesto

Título: “Batalhão de Babushkas Ucranianas”-”Putin não nos assusta!”

Artista: Eloir Jr.

Técnica: pintura em acrílica sobre tela da reciclagem de garrafas PET

Dimensão: 20x20 cm

Ano: 2022

Um batalhão de Babushkas (carinhosa denominação eslava para vovós), e estão à defender a sua terra natal, a Ucrânia. Assim como, artistas, cantores(as), bailarinos(as), trocaram seus palcos e pincéis por armas bélicas, as vovozinhas vestem-se da cor de sua bandeira nacional (azul e amarelo), e também vão ao front lutar contra a invasão russa e, preservar suas tradições, cultura e família.

#arteparanaense #arteeslava #arteucraniana #artecuritiba #arteeloirjr #artemanifesto#stopwar #slavaukraini #artecontemporanea #babushkasucranianas #babushkas #babushkasnofront #artegaleria #designart #artedesign


Arte manifesto

Título: “F ... - SE Putin!”

Artista: Eloir Jr.

Técnica: pintura em acrílica sobre tecido da reciclagem de garrafas PET

Dimensão: 20x20 cm

Ano: 2022

A obra em fundo listrado de azul e amarelo, cores da bandeira ucraniana, servem de cenário para as tradicionais Babushkas (carinhosa denominação eslava para vovós), externarem sua repulsão à Putin. Gestos obscenos, palavrões e malcriações como mostrar a língua, escandalizam protestos destas afáveis senhoras, matriarcas de famílias dizimadas pela guerra.

#arteparanaense #arteeslava #arteucraniana #artecuritiba #arteeloirjr #artemanifesto#stopwar #slavaukraini #artecontemporanea #babushkasucranianas #babushkas #babushkasnofront #artegaleria #designart #artedesign

5º Salão de Artes Visuais de Pinhais 2022

Abertura do 5º. Salão de Artes Visuais de Pinhais. Meus agradecimentos pela oportunidade de participar deste evento cultural importante e tão bem organizado. Parabéns a todos os artistas participantes, aos organizadores, à comissão julgadora e à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Pinhais/PR - SEMEL A mostra dos trabalhos selecionados seguiu em cartaz no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann até o dia 30 de Junho de 2022.

Sobre a obra: LAMBRETTIBA

Acrílica sobre tela - 90x70cm

Em sua lambretta com sidecar, customizada em wycinanki e capacetes também customizados, as babushkas passeiam por cenas curitibanas, entre elas, os postes republicanos e a calçada petit-pavé em papoulas.

#artepinhais #semelpinhais #centroculturalwandadossantosmallmann #arteparanaense #artecuritiba #arteeloirjr #salaodeartepinhais #artegaleria #prefeiturapinhais #arteeslava #artepolonesa #arteucraniana








Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília