domingo, 4 de julho de 2021

Eloir Jr., artista plástico curitibano, é destaque em cenário no Programa da Rede Globo

 

Divulgação

No último sábado, 03/07, o Programa “Se Joga” da rede Globo, apresentou a obra do artista plástico curitibano Eloir Jr.

Obra: Selfie da Matrioshka no jardim botânico de Curitiba
Eloir Jr.

O “Se Joga” é um programa de entretenimento nas tardes de sábados, apresentado por Fernanda Gentil, e que também dá destaque a produção cultural nacional, com um quadro chamado Cantinho das Artes, onde a obra “Selfie da Matrioshka no Jardim Botânico de Curitiba”, de Eloir Jr. foi exibida ao vivo, em âmbito nacional e para os assinantes no mundo, no cenário criado por Mauro Vicente, cenógrafo titular da Globo e entusiasta das artes, e permanecerá em acervo institucional. O trabalho em acrílica sobre tela, retrata as matrioshkas, assinatura artística de Eloir, representando as culturas polonesa e ucraniana do Paraná, fazendo selfie com biquinho no mais conhecido ponto turístico de Curitiba, o Jardim Botânico, idealizado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

O cenógrafo relata que a obra de Eloir Jr. chamou a atenção pela arquitetura criada nos parques curitibanos, destaque a colonização, e por ser a primeira do sul do Brasil entre mil inscritas de outras regiões. “Parabéns pelo lindo trabalho ! Gratidão termos sua arte no cenário ! Sucesso ! Foi um prazer enorme ver seu trabalho exibido no nosso programa ! Parabéns pelo seu talento ! Arte que Salva !” , comenta Mauro Vicente, nas redes sociais.

Muito feliz, o artista destaca a valorização da produção artística nacional pela Globo, a importância cultural que o programa exibe em caráter nacional e, agradece sua participação.

Sobre o artista:

Eloir Jr. é artista plástico curitibano, curador e colunista cultural. Há 25 anos é estudioso da cultura eslava no Paraná, com exposições por todo o país e no exterior, diversas premiações e tendo apresentado obras no Carrousel Du Louvre em Paris, na biblioteca pública de Nova Iorque, entre outros espaços culturais internacionais. Sua assinatura artística se traduz em babushkas e matrioshkas, e seus trabalhos resgatam a memória cultural dos imigrantes poloneses e ucranianos no Paraná, em harmonia com a Araucária, pinhão e gralha azul (símbolos paranaenses).

Assista a participação de Eloir Jr.:

https://gshow.globo.com/programas/se-joga/episodio/2021/07/03/videos-do-episodio-de-se-joga-de-sabado-03-de-julho-de-2021.ghtml?fbclid=IwAR0d1vFFq8EozuyjNoU3jiWS867zAwCTlFvrFEMLcd9IJB6LQjif7eqi91s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraná-Berço das Etnias

Paraná-Berço das Etnias
acrílica s/tela-50x70 cm.

"Saudades da Ucrânia"

"Saudades da Ucrânia"
Acrílica s/tela - 90x70 cm.

Trem da etnias

Trem da etnias
Acrílica s/tela 50x70 cm.

"Lembrança Eslava"

"Lembrança Eslava"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

Bordadeira Eslava

Bordadeira Eslava
Acrílica s/tela - 70x50 cm.

Coreto Polonês

Coreto Polonês
Acrílica s/tela 70x50 cm.

"Bapka-Chá das Vovós"

"Bapka-Chá das Vovós"
Acrílica s/tela - 50x40 cm.

A Justiça das Etnias

A Justiça das Etnias
Obra incorporada ao livro dos 75 anos OAB-PR

Anistia Polaca

Anistia Polaca
Obra incorporada ao Livro dos 75 Anos OAB-PR

OLHAR POLACO

OLHAR POLACO
Acrílica s/tela - 50x60 cm. - 2009 Obra do selo postal nacional em homenagem ao cinqüentenário de Brasília.

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL

CARTELA DO SELO POSTAL NACIONAL
Cinqüentenário de Brasília